Medicina Veterinária da Unimar promove castração social em Marília
Com objetivo de celebrar o Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro, os alunos do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) e membros da Liga Acadêmica de Cirurgia participaram do tradicional evento de castração social. Cerca de 30 animais foram selecionados por ONGs da cidade para passarem pelo serviço totalmente gratuito.
Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, professor doutor Fábio Manhoso, a atividade social foi um momento muito especial para os acadêmicos.
“Como todos os anos, celebramos o dia do Médico Veterinário trabalhando em prol da saúde animal e das pessoas. É um momento muito especial e estamos muito felizes em proporcionar mais uma vez essa campanha com nossos alunos, beneficiando a sociedade”, destaca.
O docente do curso de Medicina Veterinária, professor doutor Rodrigo Franco, ressalta a importância dessas ações para o processo de aprendizagem do acadêmico.
“A rotina da Medicina Veterinária é vivenciada na Universidade, em vários campos, entre elas a parte clínica e cirúrgica. Esse tipo de ação, como a castração social, faz com que eles convivam literalmente na relação médico veterinário e paciente, além de avaliação clínica, farmacologia mediante ao procedimento anestésico, a parte cirúrgica, os cuidados com a parte cirúrgica, como que tem que ser feito o procedimento e, principalmente, o pós-cirúrgico”, explica.
A Castração Social foi realizada pelos acadêmicos do quarto ano da graduação e os membros da Liga Acadêmica de Cirurgia, com a supervisão dos docentes Rodrigo Franco, professora doutora Claudia Repetti, professor doutor Diego Yamada e professor doutor Rafael Siqueira.
A acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Jolaine Lima, destaca a felicidade por ter feito parte da ação.
“Para mim, participar da Castração Social foi muito importante, porque aprendemos na prática, com a orientação dos Professores, a nossa rotina profissional. Sem contar que essa ajuda à sociedade é sensacional, porque são muitas as pessoas que não tem condições de pagar por esse serviço e estamos colaborando com as famílias e diminuindo o número de animais abandonados ou que possam apresentar alguma doença”, destaca.
A também acadêmica e integrante da Liga Acadêmica de Cirurgia da Medicina Veterinária, Melissa Nakasa, conta que a atividade, além de contribuir com a sociedade, enriquece ainda mais o conhecimento.
“Eu acredito que essas ações nos preparam para a vida profissional, porque aprendemos a trabalhar em equipe e também colocamos em prática o que a gente aprende em sala de aula”, conta.
Cerca de 30 animais passaram pela ação social. Eles foram recepcionados pelos alunos, passaram por exames e, aqueles que se mostraram aptos para fazer a castração, passaram pela cirurgia.
A tutora, Maria Aparecida, estava muito feliz com a oportunidade de trazer seu gato para ser castrado na Unimar.
“Eu acho que essa é uma iniciativa muito boa, porque a gente procura, mas eu não tenho condições de pagar, então quando surgiu a oportunidade foi maravilhoso, porque sei que aqui ele está recebendo o melhor tratamento”, diz.