Grau de satisfação de usuários da UPA Norte chega a 91%
O Balanço de atendimentos e serviços realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte de Marília segue demonstrando a qualidade dos serviços ofertados e a consequente percepção dos pacientes. O índice de satisfação subiu de 88,30% em 2021 para 90,91% em 2022. A percepção de qualidade também reflete no aumento significativo de usuários atendidos, já que o período registrou 38% a mais de pessoas sendo atendidas na UPA.
Os dados foram divulgados pelo Diário Oficial do Município de Marília (Domm). Em 2021, foram atendidos na UPA Norte mais de 80 mil pessoas, enquanto que em 2022 os números chegaram a 111.030 atendidos.
Conforme as informações disponibilizadas, os exames para diagnóstico em laboratório clínico, por radiologia e eletrocardiograma, permaneceram praticamente estáveis. O mesmo aconteceu com os procedimentos de curativos, hemoglucoteste (exame de sangue), processo de gesso e retirada de imobilização.
Para o diretor João Paulo Bermudes, os números refletem a realidade do cotidiano da saúde em Marília. “Cada vez mais as pessoas procuram a UPA Norte ou o PA Sul para obter os atendimentos que necessitam. Isso nos leva à busca constante por aprimoramento nos atendimentos, dando uma resposta mais eficiente aos usuários”, explicou.
Nesse período, a ABHU também investiu na aproximação com o público, no sentido de aperfeiçoar o atendimento. Esse processo é considerado um sucesso pela administração, pois aumentou o índice de feedback e participação popular na melhoria do serviço.
Segundo Bermudes, esse feedback é importante, porque ele traz demandas para melhorar ainda mais o atendimento. “Essa é sempre a nossa expectativa, de obter da população um retorno sobre o atendimento. Nós buscamos a excelência, a cada dia, mas só conseguimos saber se estamos no caminho certo quando a população nos dá esse feedback”, ressaltou.
RETORNO POSITIVO
O atendimento realizado na UPA Norte ou no PA Sul é reconhecido por meio de depoimento de usuários do serviço. Como a auxiliar de enfermagem, Márcia Klein, que relata como foi seu atendimento no PA Sul, ao chegar com muita dor, cabisbaixa e triste. Mas, já na triagem a situação começou a mudar, devido à forma como os funcionários atenderam a paciente.
Márcia explicou que todos foram atenciosos e cuidadosos, fazendo os procedimentos com bastante cuidado. “Eu tenho dificuldade para pegar o acesso, para receber soro. Porém, o profissional da enfermagem conseguiu colocar facilmente, conversou bastante comigo, explicou cada medicação, foi cuidadoso e compreensivo”, explicou.
A auxiliar de enfermagem disse ainda que o médico também fez a consulta com atenção, ouvindo cuidadosamente o relato apresentado por ela. Até mesmo o porteiro foi mencionado por Márcia Klein. “Ao sair, o rapaz abriu a porta para mim, foi simpático e também atencioso. Totalmente diferente de alguns, que ficam de ‘cara amarrada’, como se a gente não devesse estar ali”, finalizou.
A dona de casa Andreia Eloisa Rodrigues Matias foi atendida na UPA Norte, para onde levou o filho. Segundo ela, todos tiveram bastante atenção com o bebê. “A enfermeira percebeu que eu estava muito cansada, o bebê não parava de chorar, então ela o pegou, assim pude descansar um pouco”, relatou.
Andreia disse, ainda, que o atendimento não demorou. “Assim que cheguei, passei pela recepção e já fui chamada para triagem e atendimento. O médico foi excelente, muito atencioso e dedicado. A equipe de enfermagem da pediatria foi excelente também. Me senti muito segura durante o período que fui atendida”, ressaltou.
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