Marilienses enfrentam rotina de desabastecimento constante de água
Marília voltou a registrar desabastecimento de água neste final de semana, com casos registrados ao menos nas regiões Norte e Sul da cidade. Os moradores reclamam que a situação vem se tornando constante e que ficam vários períodos sem água nas torneiras, impossibilitando banhos e acumulando roupa e louça suja.
De acordo com Alberto de Santana Filho, morador do bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade, ele possui caixa d’água em sua residência, mas há uma semana a água chega em apenas alguns momentos, com pouquíssima pressão.
“Vem um pingo de água que não enche nem metade da caixa. A água mal consegue subir na caixa d’água. Essa torneira é da rua e não tem pressão. Estou sem uniforme para trabalhar e a água não tem nem força para subir. Faz mais de uma semana que está assim e complica para a gente”, diz o morador da zona Sul.
Moradora do bairro Palmital, na zona Norte, a Nety Milan contou que quase todo dia falta água no bairro. Ela explicou que a ausência é mais sentida no final da tarde.
“Toda tarde está faltando água. Está um verdadeiro descaso com a gente. Tem água em outros bairros aqui da zona Sul, mas para nós faz muito tempo que está assim. Eles mandam um pouco de água, mas de repente, não tem mais”, conta Nety.
Segundo Natalia Silva, também moradora do bairro Palmital, o problema vem se repetindo e dificilmente consegue falar com o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). Ela afirmou que quando consegue falar, recebe sempre a mesma justificativa para a ausência da água na torneira.
“Quando me atentem no Daem, eles falam que nossa região é afetada devido à bomba que colocaram de forma provisória no lugar da bomba correta e que estão esperando ela ser arrumada, mas nunca fica pronta. É sempre a mesma desculpa. Estão fazendo pouco caso da população. Parece que para eles tanto faz e nós temos que aceitar. Temos que esperar a boa vontade. Enquanto isso, estamos sem banho, sem condições de higiene nenhuma”, diz Natália.
RECORRENTE
O Marília Notícia já registrou várias reclamações ao longo do ano sobre falta de água. Apenas no mês de julho foram registrados desabastecimentos em três oportunidades.
Em nota, o Daem afirmou que a estiagem que se apresenta em nossa região traz um cenário com escassez de chuvas, bem abaixo da média anual. A autarquia municipal destacou que tem tomado medidas para enfrentar essa escassez, ativando poços para completar a oferta de água para algumas regiões da cidade.
A nota do Daem afirma ainda que devido às altas temperaturas, ocorre um elevado consumo e a população pode contribuir para minimizar possíveis faltas de água, fazendo uso racional, evitando desperdícios e usos não recomendados.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!