Procon de Marília recebe reclamações de prejudicados pela 123milhas
Pelo menos dez marilienses procuraram o Procon de Marília na manhã desta segunda-feira (21), após receberem informações sobre o cancelamento de passagens aéreas e pacotes de viagens pela empresa 123milhas. O órgão de defesa do consumidor oferece o respaldo necessário para quem foi prejudicado pela medida unilateral divulgadas nos últimos dias.
De acordo com o coordenador do Procon de Marília, Guilherme Moraes, o órgão municipal foi surpreendido por várias reclamações apresentadas pelos consumidores locais. Cerca de dez marilienses compraram promoções ofertadas pela empresa 123milhas e tiveram suas viagens canceladas.
“O consumidor tem a possibilidade de aceitar a proposta da empresa, para recebimento do voucher, com valor um pouco atualizado e corrigido, mas caso ele queira, tem também a possibilidade de solicitar o cancelamento e devolução do valor. Não há de se falar em retenção ou desconto, pois o contrato está sendo cancelado pela própria empresa”, diz Moraes.
O coordenador do Procon destacou que existe ainda uma possível cobrança de multa para a 123milhas, já que ela foi a responsável pelo cancelamento dos acordos firmados.
“Pode-se verificar o cabimento e aplicação da cláusula penal em cobrança de multa pelo consumidor. Dessa forma, os marilienses podem procurar pelo Procon. Vamos auxiliar o encaminhamento e formalização dos pedidos. Posteriormente vamos verificar como a empresa se comporta na resposta”, finaliza Guilherme Moraes.
OUTRO LADO
De acordo com a 123milhas, em anúncio feito na última sexta-feira (18), houve a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional para viagens entre setembro e dezembro de 2023, devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à vontade da empresa, provocando a suspensão temporária da linha ‘PROMO’.
A empresa afirmou ainda que não serão emitidas as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023 e que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes. A devolução será feita em “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”.
Segundo a empresa 123milhas, esses vouchers poderão ser usados em produtos da empresa. No comunicado, entretanto, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.