Marília terá a maior obra de mobilidade de toda a história
Quem chega a Marília vindo de qualquer direção se depara com o progresso e com uma logística totalmente assertiva. Quando governança e eficiência andam de mãos dadas o resultado se vê nas ruas. A fluidez no direito de ir e vir de todo cidadão traduz os avanços conquistados pela Administração Pública nos últimos anos, em prol do desenvolvimento da cidade e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Marília é hoje o 36º maior município do Estado e cada dia mais vem ganhando projeção no cenário econômico e social devido aos investimentos destinados a realização de obras, muitas vezes históricas, para aceleração do crescimento, como por exemplo, a conclusão das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que garantiram melhores condições de saneamento para a população, após décadas de espera.
A cidade obteve uma verba total de R$ 140 milhões, por meio da interlocução e articulação política junto ao Governo do Estado, destinados à execução do plano viário e aos projetos de mobilidade urbana que contemplam, especialmente, a construção das marginais que darão mais segurança, além de promover a conexão com o desenvolvimento do município.
No plano, além das novas vias marginais interligando os bairros de Nóbrega, como Vida Nova Maracá e Jardim Montana, passarelas, viadutos e uma ciclovia integram a nova malha urbana. Até então, a cidade vivia um estrangulamento viário provocado, principalmente, por uma expansão territorial sem o planejamento necessário.
A mobilidade assegurada com a execução de projetos logísticos não se resume às novas marginais de Nóbrega. Vale destacar também a modernização do terminal rodoviário urbano – que teve garantida verba para execução da obra por meio de emenda -, a conexão do bairro Cascata com a rua Santa Helena, cruzando a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes em novo bairro na zona Leste, região do Aeroporto, entre outras estratégias para alicerçar o progresso exponencial da cidade.
Marília, assim, se habilitou a crescer ainda mais e a repetir o que já houve em sua história: o título de cidade que mais evoluiu em todo o Brasil, na época do auge da produção de algodão.
OBRAS EM ANDAMENTO
A previsão para a conclusão da construção de novas vias marginais, passarelas, viadutos e ciclovia é para o primeiro semestre de 2024, conforme informou a concessionária Eixo, responsável pela nova infraestrutura.
As novas vias marginais serão implantadas entre o quilômetro 458 e o quilômetro 477, abrangendo além de Marília, também Oriente. Desde o início, foram centenas de assinaturas de abaixo-assinado, depois, com reuniões com a comunidade, participações massivas em audiências públicas e finalizando com a elaboração de todo o projeto.
A esse novo complexo logístico somam-se as obras e equipamentos já entregues nos últimos anos pela administração pública às famílias de Nóbrega, Vida Nova Maracá, Jardim Montana e Trieste Cavichioli, incluindo três escolas, duas unidades de saúde – sendo uma de nível III, bem ampla – dois poços de água, iluminação toda em LED e passarela para segurança dos pedestres. A Prefeitura está corrigindo a falta de mobilidade dos bairros e levando os equipamentos públicos necessários para a comunidade.
SINALIZAÇÃO
A Prefeitura também avança no projeto de sinalização de Marília, com foco nos pedestres e na segurança no trânsito. Para isso, juntamente com a Emdurb, vem reforçando a sinalização de solo e também vertical de ruas avenidas da cidade. O trabalho inclui pintura de solo, instalação de novas placas de trânsito, reforço nas sinalizações já existentes, como faixas de pedestres e alertas de ‘pare’, dentre outros, que ajudam a deixar o fluxo viário mais seguro para todos e contribui para a redução de acidentes.
A instalação recente de 22 pontos fixos de controle de velocidade é outro importante investimento para a melhoria da segurança. Os números comprovam uma queda de 40% no número de acidentes: em abril de 2022 foram 151 acidentes, contra 92 em 2023.
Toda a cidade está sendo transformada: reorganização do trânsito, melhor sinalização, novos semáforos, ciclovias, novas avenidas, passarelas e asfalto novo!
REFORMA DO TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO
A Prefeitura de Marília está investindo cerca de R$ 1,2 milhão na reforma do espaço para fazer o recapeamento das vias internas, entre outras benfeitorias. A execução da obra de reforma continua e o projeto arquitetônico prevê a troca do piso da área de embarque com a colocação de material antiderrapante e instalação de piso tátil, a ampliação da área coberta, novo gradil, melhoria da acessibilidade com banheiros adaptados e elevador para pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.