MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 09 ago. 2023
JUSTIÇA

Em reviravolta, STJ concede liberdade para condenado por matar enteado

Superior Tribunal de Justiça derrubou recurso que havia determinado a prisão de Felipe Guedes da Silva; entenda o caso.
por Alcyr Netto

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a liberdade de Felipe Guedes da Silva, condenado a cumprir pena de 21 anos e nove meses de prisão em regime fechado, pela morte do enteado Arthur Miguel Monteiro Lopes, de apenas um ano e três meses, em crime cometido em setembro de 2019. Ele havia sido preso pela Polícia Civil na última sexta-feira (6), mas poderá recorrer da sentença condenatória em liberdade.

No dia 12 de julho, quando foi condenado pelo Tribunal do Júri, o juiz entendeu que ele podia recorrer da decisão em liberdade. Inconformado com a medida, o promotor Rafael Abujamra entrou com um recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), pedindo a imediata prisão do condenado.

O TJ-SP determinou que ele fosse preso, o que ocorreu no final da tarde da última sexta-feira (6) por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), em seu trabalho na zona Leste de Marília.

O advogado Niel Amorim entrou com recurso no STJ e o ministro Reynaldo Soares da Fonseca concedeu a liberdade de Felipe Guedes da Silva. Houve entendimento que a nova orientação dos tribunais, determinando que os condenados com pena maior de 15 anos de prisão pelo Tribunal do Júri sejam imediatamente presos, sem o direito de recorrer em liberdade, foi posterior ao crime.

Dessa forma, o rigor da nova lei só vale para crimes cometidos a partir do momento em que ela entrou em vigor. Crimes cometidos antes da publicação não entram nessa “conta” e, por isso, foi concedido o habeas corpus no final da tarde desta terça-feira (8). Felipe Guedes da Silva deve ser libertado ainda nesta quarta-feira (9).

CRIME

Consta no inquérito policial que a criança morreu em decorrência de traumatismo cranioencefálico, cujas circunstâncias não foram devidamente esclarecidas na época.

Felipe era namorado da mãe do menino e alegou que por volta de 6h30 levantou para tomar banho, deixando a vítima deitada em um colchão na sala. A mãe de Arthur trabalhava e ele estava sozinho com a criança.

O acusado disse que durante o banho escutou um barulho e abriu o box, observando que o menino tinha caído. Ele teria pegado a criança e colocado no sofá para terminar de tomar banho.

Em seguida, encontrou a vítima passando mal, sem conseguir respirar e acionou o Samu e o Corpo de Bombeiros. Ele também afirmou que pediu ajuda para um vizinho, o qual os levou até o PA da zona Sul.

A versão foi contestada pelo laudo necroscópico. O médico legista concluiu que “em vista das pequenas dimensões do local e da baixa estrutura da vítima (70 centímetros), com poucas condições de adquirir força inercial suficiente para produzir quadro crânio-cerebral tão grave, o mais provável é que a ação contundente tenha tido natureza homicida.”

Após provas técnicas, a polícia concluiu que a suposta queda não teria provocado os ferimentos verificados na criança. Como Felipe era a única pessoa na casa no momento da morte, ele foi apontado como autor do assassinato.

O acusado tem várias passagens pela polícia por crimes como roubo e tentativa de homicídio.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra confusão que resultou em morte de jovem no Montana
  • 2
    Discussão familiar por criança em bar termina com comerciante ferido a facão
  • 3
    Caminhão carregado com 70 toneladas erra trajeto e fica atolado em estrada rural
  • 4
    Obituário | Falecimentos registrados nesta segunda-feira em Marília e região

Escolhas do editor

SAÚDE
Imóveis fechados ainda desafiam combate à dengue em MaríliaImóveis fechados ainda desafiam combate à dengue em Marília
Imóveis fechados ainda desafiam combate à dengue em Marília
ALIMENTAÇÃO
Consumo de alimentos cresce em Marília e impulsiona abertura de novos negóciosConsumo de alimentos cresce em Marília e impulsiona abertura de novos negócios
Consumo de alimentos cresce em Marília e impulsiona abertura de novos negócios
CLIMA
Semana começa nublada, mas calor deve ganhar força em MaríliaSemana começa nublada, mas calor deve ganhar força em Marília
Semana começa nublada, mas calor deve ganhar força em Marília
CULINÁRIA
MN TV: Coxinha sai do tradicional, ganha sabores e conquista paladares no interior de SPMN TV: Coxinha sai do tradicional, ganha sabores e conquista paladares no interior de SP
MN TV: Coxinha sai do tradicional, ganha sabores e conquista paladares no interior de SP

Últimas notícias

Imóveis fechados ainda desafiam combate à dengue em Marília
Consumo de alimentos cresce em Marília e impulsiona abertura de novos negócios
Semana começa nublada, mas calor deve ganhar força em Marília
Mulher é encontrada morta em banheiro público em Garça

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie