Cacam completa 31 anos de atuação no acolhimento infantil em Marília
O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília (Cacam) realizou, no último dia 28 de julho, na sede da entidade, um jantar em comemoração aos 31 anos de atuação no município.
A entidade acolhe crianças de 0 a 12 anos de idade e oferece atendimento integral, proporcionando-lhes desenvolvimento físico, emocional, intelectual, psicológico, social e familiar.
Criado em 1992 para atendimento a vítimas em situações de negligência, abandono ou violência familiar, a partir de 1996 passou a ser administrado pelo Rotary Club Marília de Dirceu.
Tanto a entidade quanto o Rotary, além de parcerias privadas, contam com o respaldo da Prefeitura Municipal de Marília, em especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, disponibilizando o imóvel para acolhimento e acompanhando para que os recursos federal, estadual e municipal sejam disponibilizados mensalmente.
A Administração Municipal ainda oferece assessoria de técnicos especializados em assistência social e apoio para acesso a emendas parlamentares em todas as esferas de governo, cumprimento das normas, dentre outros.
Importante ressaltar que o Cacam recebe recursos Federal, Estadual e Municipal, esta última na modalidade de subvenção, contrapartida sobre recurso estadual e contrapartida sobre recurso Federal.
Recentemente, a equipe da assistência trabalhou para que toda a documentação exigida para a liberação de emendas parlamentares, bem como todos os trâmites legais fossem seguidos para liberação de recursos à entidade.
Desde o início do ano, servidores da assistência estão acompanhando e orientando os colaboradores do Cacam para que a instituição seja contemplada com emenda municipal, cuja liberação está em fase de estudos.
O rotarian Hederaldo Joel Benetti, presidente da entidade, agradeceu ao apoio incondicional da Prefeitura. “Agradeço ao Wilson Damasceno, secretário de Assistência Social, que representa a parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio que sempre recebemos do Prefeito Daniel e dos Secretários Levi Gomes, Ramiro e Wania Lombardi”, discursou Hederaldo na festa de aniversário do Cacam.
“O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), àqueles que foram retirados do convívio familiar, uma vez que tiveram seus direitos ameaçados e/ou violados, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, seja por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, e em razão de suas condutas,” explicou o Delegado Wilson Damasceno.
Damasceno observou ainda que “em Marília, realizamos trabalho contínuo, sob coordenação do Prefeito Daniel, para respaldar a rede de atendimento, dada sua relevância para a garantia dos direitos da população. Sendo assim, mesmo consistindo em uma medida excepcional e temporária, o acolhimento institucional contribui para a efetivação dos direitos fundamentais desses indivíduos, trabalho executado pelo Cacam há 31 anos”, afirmou.
“Ao chegar ao acolhimento institucional, é possível observar um olhar assustado e comportamento retraído que denotam medo e insegurança da maioria das crianças que chegam à instituição. Nosso sonho é que as casas de acolhimento estejam vazias e que as crianças possam desfrutar da companhia de seus pais e parentes, mas existem casos imprevisíveis e precisamos estar preparados e atentos para oferecer esta retaguarda,” afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.
O chefe do Poder Executivo destacou a importância da união de toda a rede de apoio buscando sempre resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes encaminhados ao serviço de acolhimento. O Cacam está localizado na Rua Vidal de Negreiros, 367, bairro Canaã. O telefone é (14) 3433-1645.