Bolsa Atleta incentiva jovens marilienses que levam nome da cidade a grandes competições
Marília é uma cidade conhecida por revelar talentos em diversas modalidades esportivas e o programa “Bolsa Atleta”, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, tem contribuído para o desenvolvimento esportivo, com objetivo de apoiar e incentivar jovens atletas promissores. A iniciativa tem demonstrado, inclusive, um protagonismo feminino. Dos 77 atletas que atualmente compõem o projeto, 54,5% são meninas e mulheres.
Os esportistas estão matriculadas em diferentes instituições educacionais da cidade, sendo duas escolas particulares e duas universidades. Esses jovens atletas demonstram que não apenas dominam o campo de jogo, mas também se destacam nas salas de aula, onde estão matriculados.
A Universidade de Marília (Unimar) é lar de 41 estudantes bolsistas do programa. O que chama a atenção é a paridade entre gêneros neste caso, com 20 mulheres e 21 homens, todos dedicados a aprimorar suas habilidades atléticas enquanto buscam formação acadêmica. Suas áreas de estudo abrangem uma ampla gama de disciplinas.
São 19 atletas que cursam Educação Física, sete na Fisioterapia, dois no curso de Biomedicina, dois de Administração, um de Direito, dois de Psicologia, dois de Engenharia Agronômica, um de Nutrição, dois de Arquitetura e Urbanismo, um de Ciências Contábeis e um de Ciência da Computação.
Eles fazem parte de esportes como futsal feminino, basquete masculino, karatê, tênis de mesa, judô, handebol, jiu jitsu, badminton, vôlei de praia, atletismo, futsal masculino, taekwondo e da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei).
Estrela do atletismo mariliense, a jovem Júlia Marconato ingressou no curso de Fisioterapia e representa Marília em diversas competições nacionais e internacionais.
Já na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (Faip), oito atletas brilham com bolsas integrais. São quatro mulheres e quatro homens, que deixam suas marcas em esportes variados. A faculdade abriga dois atletas do beisebol, dois do tênis de mesa e quatro do atletismo. O curso preferido foi a Educação Física, escolha de seis atletas. Um escolheu Nutrição e outro Engenharia Elétrica.
Os números impressionantes não param por aí. Um grupo de oito alunos do ensino médio, representando o Esquema Único, trilha um caminho de sucesso, com três garotas e cinco garotos, todos beneficiados por bolsas integrais. Eles participam do judô, beisebol, basquete feminino e da Amei.
No Colégio Interação, as bolsas são de 65% para 14 meninas e seis meninos do Ensino Médio e Fundamental. São atletas do taekwondo, ginástica artística, tênis de mesa, natação, vôlei, softbol, atletismo e basquete.
Os dados sobre atletas estão no Portal da Transparência da Prefeitura de Marília. No total, são 42 garotas e 35 garotos que recebem as bolsas, mas os valores investidos não constam nos documentos. As informações são do primeiro semestre, com possibilidade de mudança no quadro.