Suposto mandante de homicídio teria pago R$ 1,5 mil para revidar agressão sofrida por filho
Preso pela Polícia Civil no final da manhã desta segunda-feira (31) suspeito de ser o mandante da execução de Walter Luiz Aparecido Marcondelli Junior, de 40 anos, em dezembro do ano passado, o empresário Ralf Tadeu Inforzato Gaspar, de 61 anos, teria pago R$ 1,5 mil para que o autor do crime desse um “susto” em um desafeto. O alvo, porém, não seria a vítima, que supostamente morreu por engano.
Durante o trabalho de investigação sobre o crime, a Polícia Civil teria apurado que uma agressão física sofrida pelo filho do empresário teria motivado a revolta. O suspeito tinha a suposta intenção de revidar a agressão, mas o objetivo não seria matar o agressor, que acabou sendo confundido com Walter.
Um intermediário, que não teve o nome divulgado, teria contratado Anderson Ricardo Lopes, o “Ricardinho Kong”, para fazer o serviço. Ele teria sido ameaçado de morte por Gaspar, que teria exigido que ele mudasse o seu depoimento para a Polícia Civil.
O juízo da 2ª Vara Criminal de Marília, que determinou a prisão preventiva, entendeu que Ralf teria demonstrado o efetivo intuito de interferir na instrução criminal.
Após ser preso por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Gaspar foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília e posteriormente transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho.
O CASO
O crime foi registrado na rua Doutor Reinaldo Machado, às 8h13, próximo ao Hospital das Clínicas, em dezembro de 2022. Segundo a polícia, o assassino chegou em uma moto e atirou na vítima.
O homem, posteriormente identificado como Walter Luiz Aparecido Marcondelli Júnior, caiu entre dois veículos que estavam estacionados na rua. A arma do crime – um revólver calibre 38 – foi abandonada no local pelo autor.
De acordo com o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Luís Marcelo Sampaio, o criminoso efetuou ao menos cinco disparos. Testemunhas relataram que a vítima descia pela calçada da via pública, quando o autor chegou na moto, com mochila de entregador nas costas, desembarcou do veículo e começou a atirar.
A vítima teria tentado se esconder, mas caiu. O assassino foi na direção de Walter efetuando mais disparos, segundo a polícia. Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação. O Samu chegou a ser acionado, mas o óbito foi constatado. Walter foi atingido no braço, abdômen e cabeça.