Quase 1,5 mil iniciam tratamento contra o câncer só em 2023 no DRS de Marília
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fez o agendamento de quase 1,5 mil pacientes com câncer, que iniciaram o tratamento pela especialidade de oncologia, no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (24), referentes ao período de janeiro a junho de 2023.
No primeiro semestre da atual gestão paulista, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu com sucesso o mutirão de oncologia que atendeu mais de 31 mil pacientes dentro do prazo legal de 60 dias, contados a partir da data do diagnóstico. Em menos de 90 dias, todos os 1.536 pacientes que aguardavam avanço no tratamento há até oito meses também foram beneficiados.
Apenas no DRS de Marília, que abrange uma área contando com 62 municípios da região, 1.496 pacientes com câncer iniciaram tratamento contra a doença nos seis primeiros meses de 2023.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, a meta é investir ao menos R$ 371 milhões em mutirões, até o fim de 2023.
“É desta forma, ampliando a assistência, ampliando a oferta e fazendo mutirões efetivos, que nós vamos dar um passo adiante, com a certeza de que a Saúde hoje está melhor do que ontem e de que estamos construindo um amanhã melhor do que hoje”, disse Eleuses Paiva, secretário estadual da Saúde.
No primeiro semestre de 2023, a Secretaria de Estado de Saúde também promoveu mutirões específicos para operações ou procedimentos de pequena ou média complexidade, como retirada de vesículas, varizes e hérnias.
Segundo o Governo do Estado, as filas de espera por cirurgias são descentralizadas. A atual gestão trabalha para identificá-las e unificá-las, de forma a ampliar os atendimentos e reduzir a demanda de espera, sempre respeitando os critérios de urgência e emergência.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Clique aqui!