65ª Carreata e Missa de São Cristóvão são realizadas neste sábado em Marília
A Associação dos Motoristas da Alta Paulista realiza neste sábado (22) a 65ª Carreata e Missa para homenagear São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O evento é tradicional em Marília e deve reunir milhares de veículos, percorrendo as ruas da cidade, em direção à Paróquia São Miguel, na zona Oeste.
As comemorações terão início às 19h30, com a realização da missa em ação de graças a São Cristóvão e em intenção dos motoristas falecidos. A celebração será presidida pelo padre Wagner Antônio Montoz, pároco da Paróquia São Miguel, com a bênção das chaves, carteiras e motoristas. A missa, já tradicional na cidade, ocorre na igreja São Miguel Arcanjo, no bairro São Miguel.
A tradição da carreata é mantida em Marília pela Associação dos Motoristas da Alta Paulista há 64 anos ininterruptos, revelando a devoção ao santo padroeiro dos profissionais do volante. Toda a população está convidada para aderir ao desfile, que reunirá caminhões, vans, ônibus, carros de passeio e até mesmo motocicletas.
Após a missa, o desfile sairá de frente da igreja São Miguel, na avenida Castro Alves, percorrendo diversas ruas e avenidas, tendo à frente um veículo carregando a imagem de São Cristóvão.
O dia do santo protetor dos motoristas é celebrado pela comunidade católica em 25 de julho, mas neste ano, a Associação dos Motoristas antecipou as festividades para o dia 22 de julho, sábado, para facilitar a participação de todos os motoristas, principalmente, dos caminhoneiros.
De acordo com o padre Tiago Barbosa, da Diocese de Marília, São Cristóvão ganhou esse título por carregar em seu colo, ou ainda em suas costas, o próprio menino Jesus, quando o atravessou em um rio.
“Queremos pedir a intercessão de São Cristóvão sobre todos os motoristas e, de modo muito especial, àqueles que tiram o sustento de seus lares das estradas, como os nossos amigos e irmãos caminhoneiros”, diz o padre.
Cada veículo participante do desfile receberá as bênçãos em frente à igreja São Miguel. Com base nos anos anteriores, os organizadores calculam que a quantidade de veículos participantes passará de dois mil veículos.
Segundo os organizadores do evento, as festividades também concentram um momento de reflexão, já que, diante das dificuldades que o país atravessa, os motoristas enfrentam condições adversas para garantir o transporte de cargas e cumprir suas jornadas diárias.