A Polícia Civil de Marília recebeu nas últimas 24 horas quatro queixas relacionadas a estelionatos praticados na cidade. Em todas as ocorrências, as vítimas tiveram prejuízos financeiros por confiarem na palavra de desconhecidos.
O primeiro caso é de um aposentado de 74 anos que, ao chegar à instituição bancária para sacar um pagamento, percebeu uma série de descontos relacionados a empréstimos e saldo disponível de apenas 2 reais.
Em atendimento na gerência da instituição, foi informado de que constavam empréstimos – indevidamente autorizados pela vítima.
Na segunda ocorrência, um morador da zona Sul de Marília perdeu 300 reais que depositou para uma suposta reserva de veículo. A caminhonete “comprada” pelo valor de R$ 42 mil seria retirada na cidade de São Carlos.
A vítima relatou que o valor solicitado era muito próximo ao praticado pela tabela FIPE e, por isso, não teria suspeitado de golpe. O homem só se deu conta que havia caído em uma armadilha quando chegou na cidade indicada e o anunciante deixou de atender suas chamadas.
Já o terceiro relato se refere a uma aquisição de 12 pneus em uma loja especializada na avenida Tiradentes, no dia 14 de junho.
Nesta ação, um dos bandidos se apresentou como empresário de Barretos e teria acionado a equipe de vendas do estabelecimento para cotação de preços.
O golpista fez o pagamento com cartão clonado e solicitou que as unidades fossem entregues a representantes de uma transportadora, logo na manhã seguinte.
Entretanto, após a entrega da mercadoria, o verdadeiro dono do cartão acionou a loja informando que não havia feito tais operações.
Na quarta situação registrada, um homem de 30 anos alegou ter recebido uma chamada telefônica onde foi solicitada a quantia de R$ 800 por ele “sair com certas garotas”.
Após série de chantagens, a vítima fez o pagamento exigido através de PIX. Na sequência, bloqueou o número e trouxe para o conhecimento e investigação das autoridades.
Todas as ocorrências serão investigadas pela Polícia Civil.
Entre as principais recomendações para não cair neste tipo de crime está o não pagamento antecipado por serviços ou produtos e atenção aos anúncios de internet.