Vigilância promove ação contra a febre maculosa nesta sexta-feira em Marília
A Divisão de Vigilância Ambiental/Zoonozes da Prefeitura de Marília realiza na manhã desta sexta-feira (30), uma ação para verificar a situação de locais que podem estar infestados pelo carrapato estrela, que transmite a febre maculosa.
A vistoria será realizada na represa Cascata, que conta com famílias de capivaras, hospedeiras do parasita. As espécimes de carrapatos colhidas serão encaminhadas para análise.
De acordo com a supervisora da Vigilância Ambiental/Zoonozes de Marília, Vivian Funai, está ação será o início do trabalho, que deve ser estendido para outras áreas, como o lago do Jardim Aquarius e Bosque Municipal.
A vistoria está prevista para ter início às 8h30. O objetivo é verificar a existência de carrapatos estrela no local. Se for constatada a presença do parasita, eles serão arrecadados e enviados para saber se estão contaminados pela bactéria causadora da febre maculosa.
Como adiantado pelo Marília Notícia, já foi feito pedido para confecção de placas de alerta para a população evitar as áreas que são consideradas de risco para infecção de carrapatos e com a presença de capivaras. Assim que as placas ficarem prontas, serão afixadas próximas destes locais.
Quando os resultados das análises retornarem para a Vigilância, deve ser traçado um plano de ação para lidar com a situação. Por enquanto, não existe nenhuma previsão de interdição de área em Marília.
“Hoje realizamos o acompanhamento das notificações de suspeita de febre maculosa, para disparar ações em outros locais, caso necessário. Diante de algum caso suspeito, realizamos visita ao domicílio para investigar uma possível infestação do carrapato estrela. Avaliamos cada situação individualmente, mas hoje não temos nenhum caso”, conclui a supervisora.