Gisele Bastos Espaço de Dança apresenta espetáculo folclórico brasileiro
Gisele Bastos Espaço de Dança, apresenta neste sábado (17), às 19h30, no Teatro Municipal de Marília, o espetáculo folclórico brasileiro “O Mito Cunhã –Poranga”. A peça tem a classificação livre, com ingressos a preço único (R$15), que podem ser adquiridos na secretaria da escola (14 9 9173-8943) e na Só Dança.
O “Mito da Cunhã – Poranga” se trata de um espetáculo inspirado no folclore brasileiro, onde Gisele Bastos, diretora artística, mergulhou no universo da cultura do folclore da região Norte do Brasil, especificamente da região amazônica. Uma cultura fortemente influenciada pela cultura indígena, dos povos nativos brasileiros. Um povo, formado por uma miscigenação, uma mistura de diferentes etnias, de europeus, africanos e indígenas. E assim, criou uma magnífica apresentação, alegre, divertida e contagiante.
Com uma linguagem oral, simbólica, com lendas e mitos, transmitida de geração a geração. Muitas danças e toadas um estilo musical que está associado a uma forma de dança típica da região Norte do Brasil. Muitos personagens, com indumentárias de índios, curumins (crianças indígenas), caçadores, pescadores, e cunhãs (índias guerreiras).
O espetáculo folclórico reporta-se ao Mito Cunhã – Poranga, como figura principal, representado pela bailarina Maria Victória Monteiro. O mito amazônico, refere-se, às mulheres indígenas mais fortes e às mais belas nativas, escolhidas para chefiar as tribos. O Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem na cultura europeia, e surgiu no Século 18, momento em que o gado era trazido para o Brasil pelos portugueses, juntamente com as culturas indígena e africana, que formaram o povo brasileiro.
Gisele Bastos Espaço de Dança está completando 14 anos de existência. E é a primeira vez que a escola traz ao palco do Teatro Municipal de Marília um espetáculo inspirado nas fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro. A apresentação contará com 35 bailarinos, entre crianças, adultos, professores e convidados.