Procura pela Casa Cidadã cresce em Marília com chegada das baixas temperaturas
A Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social informa que, devido às baixas temperaturas registradas em Marília nos últimos dias, cresceu de forma significativa a procura por pernoites na Casa Cidadã, abrigo mantido pela Prefeitura de Marília, localizado na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato.
“As temperaturas baixas castigam quem não tem teto, roupas apropriadas para enfrentar o frio e comida para saciar a fome”, comunicou a pasta municipal em notícia oficial.
“Por esses motivos”, continua a notícia oficial da Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, “a procura por abrigos e casas de acolhimento tende a aumentar, sendo que muitos lugares dependem de doações para realizar esse trabalho.”
Em Marília, o acolhimento de pessoas em situação de rua é feito na Casa Cidadã e as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social ou ainda de passagem pelo Município e migrantes podem buscar o equipamento que é um serviço ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O atendimento é realizado das 19h às 7h, com oferta de 40 vagas por noite, sendo que as pernoites incluem banho, jantar e café da manhã. A triagem dos usuários é feita no período das 19h às 20h.
A pessoa precisa apresentar documento pessoal com foto ou, então, Boletim de Ocorrência com validade de 30 dias de perda, furto ou roubo desse documento.
“Além da documentação, a pessoa precisa estar sóbria, ou seja, não estar sob o efeito de nenhuma droga psicoativa”, informou a pasta.
“Apesar do equipamento [a Casa Abrigo de Marília] ser muito bem estruturado, nessa época do ano há falta de roupas masculinas, roupas de frio, meias e sapatos. Quem quiser, pode fazer doações que serão bem recebidas pelo serviço para distribuição às pessoas que procuram o local”, destacou a encarregada da Casa Cidadã, Márcia Regina Salviano Moreira Santos.
“Quem se deparar com pessoas em situação de rua, passando frio, sem ter um lugar acolhedor e quente para se abrigar, pode entrar em contato com a Casa Cidadã, pelo telefone (14) 3433-3652 ou pelo celular (14) 9 9811-7920 que temos uma equipe preparada para receber e atender com dedicação e carinho”, explicou o secretário municipal da Assistência Social, Wilson Damasceno.
“Marília comprova, a cada período, que é uma cidade solidária e justa, com olhar sensível a quem mais precisa. No final de semana que passou, por exemplo, através do Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas mais de 30 toneladas de roupas, agasalhos, cobertores e calçados. Aliás, todos em perfeito estado de conservação, comprovando que o lema da Campanha do Agasalho 2023 foi atendido: ‘Roupa boa a gente doa’. As ações em prol da população em maior fragilidade são pautas constantes em nossa agenda. Estamos sempre preocupados em atender com celeridade às necessidades dessa parcela da sociedade”, finalizou o prefeito Daniel Alonso (sem partido).