MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
seg. 15 maio. 2023
OPINIÃO
GABRIEL TEDDE

Quando teremos um parque público à altura de Marília?

Parque público de qualidade é fundamental e urgente para Marília. Áreas verdes ajudam a reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.
por Gabriel Tedde
Família tira foto no pôr do sol em espaço ao lado do Bosque em Marília; no local será construído um complexo de apartamentos.

A qualidade de vida é um fator importante para o bem-estar dos cidadãos em uma cidade. Um dos elementos que podem contribuir significativamente para essa melhoria é a criação de parques públicos e áreas verdes.

Ver exemplos de cidades do interior paulista como Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Campinas, e do norte do Paraná, como Maringá e Londrina, me faz questionar e cobrar: quando teremos um parque público à altura de Marília?

Em cidades que há parques bem cuidados, cidadãos se conectam com a natureza e desfrutam de atividades ao ar livre. Essas áreas verdes podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde mental dos habitantes, fator significativo quando se pensa no número de suicídios que Marília registra anualmente, por exemplo.

Além disso, parques públicos podem oferecer espaços para a prática de atividades físicas, como caminhadas, corridas, ciclismo e outras atividades esportivas. Essas atividades são essenciais para manter uma vida saudável e ativa, além de contribuir para a redução dos custos de saúde.

Um dos poucos espaços para apreciar a natureza em Marília está com os dias contados.

Outra vantagem de parques públicos é a promoção da sociabilização. Os locais podem ser um lugar de encontro para amigos e familiares, bem como para a realização de eventos e atividades comunitárias. Esses espaços ajudam a promover a coesão social e o senso de comunidade na cidade.

Além disso, os parques públicos podem ser usados como um local de aprendizagem. Por exemplo, podem ser desenvolvidas atividades educacionais sobre a flora e fauna local, incentivando a preservação ambiental e o contato com a natureza, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Esta proposta é fundamental e urgente, mas percebemos que os nossos administradores estão atrasados nesse sentido, presos ainda a uma política ultrapassada de favorecimentos e trocas que degradam cada vez mais a cidade em que vivemos, destruindo áreas verdes, priorizando construções, ocupando com concreto armado os espaços livres que poderiam ser usados para o lazer.

Que tal construir o parque em uma parceria público-privada? Daríamos a gestão do espaço para uma empresa que poderia explorar comercialmente quiosques, espaços de treino, publicidade, entre outras coisas, assim como é feito com o Ibirapuera hoje, na capital paulista.

Há um plano de se fazer o Parque Cascata, em volta da represa de mesmo nome, na zona Leste. Mas estamos cansados de promessas. Quando, de verdade, teremos um parque público à altura de Marília?

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 2
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 3
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 4
    Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em MaríliaNovas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
MÚSICA
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacionalCapital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
FERROVIA
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera CruzJustiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
METEOROLOGIA
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horasMN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas

Últimas notícias

Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Candidato a deputado, Rogerinho é autor de lei que fortalece a causa animal
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie