Marilienses perdem até 8h em busca de atendimento no PA da zona Sul
A gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul anunciou ampliação da equipe e melhorias para os usuários no início do mês de abril, mas um mês após o comunicado oficial, os pacientes ainda precisam ter muita paciência e reclamam da lentidão no atendimento. Teve quem precisou esperar quase oito horas para conseguir a liberação do local.
O Marília Notícia recebeu as reclamações no final da tarde desta quarta-feira, dia 10. Foram vários os relatos de muita demora no atendimento na unidade. Mesmo com o anúncio de reforço na equipe, o problema é o mesmo verificado nos meses anteriores.
O auxiliar de serviços gerais Wagner Leite, de 54 anos, contou que chegou para ser atendido às 11h, deixando o PA da zona Sul apenas às 17h30. Ele explicou que os profissionais foram atenciosos, mas esperava que o atendimento fosse mais rápido. Além de tudo, ficou sem comer absolutamente nada.
“Cheguei 11h para ser consultado e fiquei aguardando. Tomaram a iniciativa de me atender e fiz exames. Não é a primeira vez, pois faço tratamento há dois meses, com água no pulmão. Na outra vez foi um pouco mais rápido, mas hoje demorou bastante. Não sei se havia muita gente, mas demorou. Fiquei esse tempo todo sem almoço. Só agora, às 17h30, que ganhei uma marmita. Eles precisam melhorar”, conta Leite.
A faxineira Zilda Maria, de 66 anos, contou que precisou de atendimento nos últimos dias, por causa das fortes dores na coluna. Ela revelou que a situação não acontece apenas no PA da zona Sul, mas também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte.
“Eu vim aqui dois dias atrás e tomei algumas injeções. O atendimento melhorou um pouco. Acho que não está assim tão ruim. O atendimento demora, é bem complicado, mas tem que ter um pouco de paciência. Na zona Norte também está feio. Eu tomei injeção para a coluna. Faço faxina, passo roupa, mas precisei tomar três injeções”, revela a faxineira.
O porteiro Leonel Moura, de 39 anos, procurou o atendimento no PA da zona Sul por volta das 10h30, com sintomas de dengue. Ele fez exames e confirmou que havia contraído a doença. Apesar de ter sido bem tratado pela equipe, também apontou a demora como um grande problema que precisa ser resolvido. O paciente só foi liberado depois das 18h.
“Eles precisam resolver a questão da demora. Eles foram atenciosos comigo, mas o local estava com superlotação. Bastante gente pra ser atendida. Quando cheguei de manhã já tinha muita gente. Eles estão recebendo muitos pacientes com dengue. Tem ainda a questão da Covid-19. Eles precisam melhorar a agilidade no atendimento. Fiz exames e deu positivo para dengue. Tomei soro e agora é voltar para casa, descansar e hidratar”, diz o porteiro.
O Marília Notícia encaminhou pedido de explicações sobre a demora no atendimento do PA da zona Sul para a gestão da unidade, mas até o fechamento desta reportagem, ainda não havia recebido nenhuma resposta.