Daem falha na transparência e divulgação de informações
Com reclamações sobre demora no atendimento de demandas da população, o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) também tem falhado no quesito transparência. A autarquia tem demorado em fornecer informações estatísticas solicitadas e sequer estipula um prazo ou previsão para apresentação dos dados, ignorando até mesmo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, que tem encontrado dificuldade em conseguir respostas para os questionamentos.
O Marília Notícia apurou que um vazamento de água potável na rua Palmares levou mais de uma semana para ser consertado. Os moradores fizeram várias ligações para o Daem, insistindo na resolução do problema, até que foram atendidos. No local, a água brotava do asfalto e não se sabe qual quantidade de água foi desperdiçada pelo problema.
“Demoraram em consertar o vazamento, mas depois disso, não fecharam o buraco que fizeram. Já são alguns dias que deixaram desse jeito. Passa muita motocicleta por aqui e se chover, esse trecho sem asfalto pode ficar perigoso”, disse um morador que não quis se identificar.
O Marília Notícia questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre a média de resposta do Daem para atendimento de uma demanda na Ouvidoria em Marília. Mais de uma semana depois veio a resposta, com dados incompletos.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Marília, o Daem afirmou que o prazo para responder uma demanda para a Ouvidoria é de 15 dias, “podendo pedir a ampliação do prazo, caso seja necessário”.
O MN também perguntou sobre o número de reclamações recebidas na Ouvidoria por dia, mas não obteve a resposta.
Sobre o total nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, o Departamento de Água e Esgoto de Marília afirmou que foram 45 em fevereiro, 54 em março e 20 em abril, não fornecendo a quantidade do primeiro mês do ano de 2023.