Aeronave usada por quadrilha é apreendida pela Polícia Federal na região
A Polícia Federal de Londrina/PR deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) a Operação Helix. Buscas estão sendo feitas em Echaporã (distante 40 quilômetros de Marília), Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília) e Quatá (distante 100 quilômetros de Marília).
A ação visa desarticular organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de entorpecentes em território nacional e pela prática de lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o comércio ilícito.
Na ação, foram cumpridos dez mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.
Além disso, a Justiça deferiu o sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.
Em Paraguaçu Paulista foi apreendido um helicóptero durante cumprimento de mandado em oficina de aeronaves e empresa de táxi aéreo.
Em Quatá, as buscas foram feitas em três endereços ligados a Ismael Birkner dos Santos, que morreu após a queda de um helicóptero que transportava drogas no Paraguai, perto da fronteira com o Brasil, em fevereiro deste ano.
A operação também contou com cooperação jurídica e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.
Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e do Ministério Público Paraguaio.
Em dois anos de investigação da PF contra tal organização criminosa, foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.