Conselheiros da Fumes são empossados
Os 15 novos membros do Conselho de Curadores da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes) foram empossados nesta tarde de segunda-feira (8) pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), em ato realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo.
Os novos conselheiros terão mandatos vigentes de 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2025. “A Fumes é a mais antiga fundação voltada à saúde de Marília e, desde o nosso primeiro mandato, assumimos o compromisso de resgatá-la, compromisso este que estamos cumprindo. Priorizamos a sua regularização e estamos avançando, tanto que garantimos vida e vida longa à Fumes”, salientou Alonso durante a posse.
A representação no Conselho de Curadores da Fumes – entidade fundada em Marília no ano de 1966 – é composta por conselheiros representantes da Prefeitura de Marília, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), corpo docente da Famema, colaboradores da Famema, Cúria Diocesana de Marília, Conselho Municipal de Saúde de Marília, Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços da Saúde, Associação Paulista de Medicina de Marília, corpo discente (acadêmicos), Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Regional de Medicina.
Os secretários municipais, médico Osvaldo Ferioli Pereira (adjunto da Saúde) e Ramiro Bonfieti (Fazenda e Planejamento Econômico) e o assessor especial de Governo, Alysson Alex, foram os curadores indicados pela Prefeitura e, assim como os demais, tomaram posse no ato realizado no gabinete do prefeito.
Além dos conselheiros curadores e do prefeito Daniel Alonso, o diretor da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, também participou da posse dos membros.
A diretoria da Fumes para o exercício do mandato de 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2025 terá como presidente o médico José Carlos Nardi, indicado pela Famema e eleito pelos demais membros conselheiros. Juntamente com Nardi, os conselheiros elegeram para a diretoria os seguintes membros: Wanderley de Souza Moura (vice-presidente), Pedro Marco Karan Barbosa (secretário) e José Luís Assuíno (diretor-tesoureiro).
“Atualmente a Fumes possui 800 colaboradores. Existem desafios, como em todas as instituições, mas os próximos passos que daremos serão na continuidade da regularização e segurança jurídica que obtivemos nestes últimos anos, tudo graças ao apoio da gestão municipal de Marília, através do prefeito Daniel Alonso”, considerou o presidente do conselho de curadores.
O secretário-adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, ressaltou que a Fumes é uma referência na prestação de atendimento de alta complexidade e que, desde 1966, tem sua história ligada ao ensino da saúde. “Num primeiro momento, a trajetória esteve associada ao ensino da Medicina e, mais tarde, em 1981, ampliou sua referência acadêmica incluindo a Enfermagem. Importante seguirmos este trabalho, pois quem ganha com os esforços da Fumes é a própria sociedade”, concluiu.