Cidade traça estratégia para atender migrantes
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília e o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho avançaram na estratégia para atender os migrantes internacionais que encontram refúgio na Cidade Símbolo de Amor e Liberdade.
Equipe do município e representantes da Rede de Atenção ao Migrante Internacional (Ramin) se reuniram recentemente para traçar serviços e aperfeiçoar o trabalho. “Participou uma equipe de professores universitários da Unesp de Marília, incluindo os docentes Antônio Mendes da Costa Braga, Mariana Moron Saes Braga, Mary Yoko Okamoto, Rosângela Sanches Gleno e Marta Lúcia Cabrera Kfouir”, informou a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi.
O Ramin proporciona aos migrantes e refugiados internacionais programas de apoio às mulheres, atendimento psicológico às crianças de famílias migrantes e formação no idioma português como idioma de acolhimento (Português Língua Estrangeira – PLE).
“Marília, através da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Direitos Humanos estabeleceu convênio com a Universidade Estadual Paulista visando o desenvolvimento de trabalhos conjuntos através do nosso Núcleo de Apoio Humanitário dos Direitos Humanos”, destacou a secretária.
Mais informações sobre os serviços e a política de acolhimento aos migrantes internacionais podem ser obtidas através do telefone (14) 3402-4411.
O Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos fica na rua José de Anchieta, 95.