Marília fica no 30º lugar em acidentes no trabalho
No Dia do Trabalho, lembrado nesta segunda-feira (1º), os trabalhadores de Marília não têm muito o que celebrar. Isso porque a cidade ocupa a 30ª colocação do Estado de São Paulo entre as com mais acidentes laborais registrados em 2022.
No total, foram 1.149 acidentes do tipo registrados. Apesar disso, o número pode ser ainda maior, com possível subnotificação dos casos. Em âmbito nacional, Marília ocupa a 82ª colocação. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo com a tabela, somente em 2023, Marília já contabilizou 372 acidentes de trabalho, com duas mortes. Uma delas foi registrada em fevereiro no distrito de Avencas, quando uma mulher caiu no poço de armazenamento de amendoim. Tatiane de Oliveira Marcon tinha 33 anos e não sobreviveu.
O outro acidente de trabalho que resultou em morte tirou a vida de Elson Fernandes de Oliveira, que tinha 47 anos e era eletricista. Ele morreu no dia 14 de março, depois de receber uma descarga elétrica em um salão de festas na rua Paulo Eusébio da Silva.
O eletricista estava em um andaime e prestava serviços para uma empresa de festas, quando sofreu uma descarga elétrica e caiu.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram duas mortes no ano passado, cinco em 2021, duas em 2020 e uma em 2019. Desde 2002 foram registradas 51 óbitos em Marília por acidentes de trabalho.
MAIS
Na região, apenas Bauru apresentou um resultado pior que Marília. Em 2022 foram 2.244 acidentes de trabalho, com a cidade ficando em 15ª em São Paulo e na 40ª posição no Brasil. No ano passado foram registradas dez mortes de bauruenses em acidentes de trabalho.
Em todo o Estado de São Paulo, foram registrados 204,2 mil acidentes no ano passado, com 592 mortes. Existe ainda a expectativa de que mais de 32 mil casos foram subnotificados no Estado. No Brasil, os acidentes atingiram 612,9 mil registros.