Emdurb coloca data para iniciar multas por radares
O Diário Oficial do Município de Marília (Domm) trouxe, nesta sexta-feira (21), a publicação sobre a entrada em operação do sistema de gestão de trânsito.
Conforme o texto, a partir de 6 de maio, a cidade passa a contar ‘para valer’ com a operação de 22 radares de velocidade e 10 câmeras de monitoramento em diversos pontos.
O material divulgado informa que o objetivo é reduzir a velocidade dos veículos e diminuir o número de mortes no trânsito.
De acordo com dados da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), que constam no Diário Oficial, nos últimos cinco anos, Marília registrou um total de 130 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito.
Os equipamentos foram instalados em locais estratégicos da cidade, como a avenida das Esmeraldas, avenida Sampaio Vidal, avenida Santo Antônio, avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, alameda Joaquim Cavina (Cascata), avenida Tiradentes, avenida Castro Alves, avenida Rio Branco, avenida Pedro de Toledo e avenida Paraná.
Segundo a publicação, além dos equipamentos de fiscalização, a Emdurb também vai contar com uma Central de Monitoramento e novas plataformas de gestão de trânsito, para aplicar a Resolução 909/2022 do Contran – que consolida normas de utilização de sistemas de videomonitoramento para fiscalização de trânsito.
A resolução afirma que a “autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”.
Vale lembrar que na última segunda-feira (17) as atividades dos radares em Marília começaram. Inicialmente, os dispositivos eletrônicos tem caráter educativo, com notificações sendo encaminhadas para os motoristas, ainda sem multas.
Confira abaixo todos os locais de instalação dos radares e seus respectivos limites de velocidade: