Eventos geram oportunidades de trabalho em Marília
O Japan Fest tem expectativa de receber cerca de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento em Marília. Além da área gastronômica, a festa também conta muitas outras pessoas que trabalham expondo produtos, vendendo diversos itens e até mesmo dando suporte à festa. O evento é uma oportunidade de trabalho e negócios para muitos marilienses.
O Marília Notícia conversou com Damião Chien, que cuida dos bonsais expostos para a venda em uma barraca do Japan Fest. Não se trata de uma espécie específica, mas de uma técnica utilizada, com o objetivo de tornar miniatura, inspirando-se em formas existentes na natureza.
Não existe uma árvore de bonsai, mas árvores que se transformam pelo processo de bonsai. Na prática, é a arte de selecionar e transformar árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica na natureza.
“Tenho dois bonsais aqui que estão completando 20 anos. É uma arte viva. Qualquer planta pode fazer bonsai. Você corta a raiz e o galho, usa arame de alumínio para amarrar e fazer qualquer forma que quiser, mas tem que cuidar todo dia. É igual uma criança. Você precisa ter paciência, carinho e amor”, revela Chein.
Para que a festa transcorra sem problemas, a organização do Japan Fest contrata várias pessoas para o trabalho de apoio, que podem atuar em diversas necessidades. Um deles é o Ezequiel Pires da Silva, que há 10 anos participa do Japan Fest. Ele é ajudante de pedreiro durante o dia e atua no Japan Fest de noite.
“É sempre muito bom poder participar do Japan Fest. Eu gosto muito de trabalhar aqui. Fico na parte de apoio. É um trabalho tranquilo. Fico aqui à disposição da festa. No que precisarem de mim, estou aqui para ajudar”, conta Silva.
Outro que sempre está presente participando do Japan Fest é o cantor e apresentador Cristiano Nobuhiro Hirata. Ele é um dos mais talentosos artistas do país e se tornou campeão mundial de karaokê em 2007, em competição que aconteceu no Japão. Já o ator e apresentador Kendi Yamai apresenta o Miss Nikkey desde a sua primeira edição.
Além dos que trabalham diretamente na festa ou para a própria festa, ainda existem trabalhos extras. Muita gente aproveita a oportunidade para vender produtos do lado de fora do Japan Fest e alguns atuam como cuidadores de veículos nos arredores do Nikkey Clube de Marília.