Programa Mais Médicos terá 36 vagas na região, mas Marília fica de fora
O Ministério da Saúde publicou o novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil, com 6.252 vagas em todo o país, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal. Na região, ao menos 36 vagas foram confirmadas, mas Marília não deve receber nenhum médico do programa, que tem como objetivo repor profissionais nas localidades que deixaram de ser atendidas nos últimos anos.
A cidade do Centro-Oeste Paulista com mais vagas será Bauru, com dez médicos. Em seguida aparece Lençóis Paulista, com quatro vagas; Ourinhos e Mineiros do Tietê terão três vagas; Tupã, Salto Grande, Promissão e Duartina, com duas vagas cada; e Presidente Alves, Pompeia, Paraguaçu Paulista, Ocauçu, Lins, Assis, Areiópolis e Agudos com uma vaga cada.
Marília mais uma vez ficou de fora da lista anunciada pelo Governo Federal. As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital.
Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil. Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.
O reforço no atendimento às Unidades Básicas de Saúde é uma importante medida, pois a atenção primária é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$ 712 milhões.