Marília promove Dia da Paz nas escolas nesta quinta-feira
Com pais preocupados com a segurança dos seus filhos nesta quinta-feira (20), alguns decidiram não mandar as crianças para as aulas, mas a Secretaria Municipal da Educação e a Polícia Militar (PM) garantem que não existe qualquer risco ou situação real de perigo.
As aulas na rede municipal foram mantidas. A Prefeitura de Marília informou que todas as unidades escolares municipais possuem câmeras de segurança, que abastecem a central de videomonitoramento do Paço Municipal. A Ronda Azul, por sua vez, é sincronizada com os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar.
O secretário municipal da Educação, Helter Bochi, destacou que nesta quinta-feira será realizado o “Dia da Paz nas Escolas”, iniciativa voltada para a valorização das escolas municipais e de toda a comunidade escolar.
“A proposta é o combate à desinformação e acolher as famílias neste momento em que o Brasil todo vive esta onda de boato que vem alterando a rotina de muita gente. As fake news aumentaram consideravelmente nas últimas semanas, propagando casos inexistentes de violência. As escolas de Marília são seguras e em mais de oito décadas de rede municipal de ensino jamais ocorreu algum tipo de ato propagado pela enxurrada de desinformação”, assegurou o secretário.
Será realizada a campanha ‘A paz é o caminho’ nesta quinta-feira, abordando a segurança no ambiente escolar. A proposta de trabalho surgiu após as reuniões entre o comando da Polícia Militar em Marília e todos os diretores da rede municipal de ensino, ocorrida na última terça-feira (18).
POLÍCIA MILITAR
O 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPMI) informou que nesta quinta-feira realizará a “Operação Impacto”, em Marília e região.
Serão utilizados os diversos programas de policiamento existentes, intensificando o policiamento ostensivo, aumentando a sua visibilidade e abrangência. O objetivo é prevenir ocorrências e ações criminosas e, assim, melhorar a segurança de toda a população.
REUNIÃO
O comandante do 9º BPMI, tenente-coronel Alexandre Espindola Cardoso Ledo, subcomandante major André Luiz Collado, capitão Aline Camargo Ribeiro Valentin da Silva (comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar), supervisores de ensino da Educação Básica, educadores, bem como todos os diretores (gestores) das escolas municipais de Marília, participaram da reunião.
As escolas receberam a entrega de placas informativas de alerta referente ao monitoramento por câmeras já existentes em todas as unidades escolares. Ação esta que reforça a informação para toda a comunidade da presença do videomonitoramento 24h.
Outra proposta apresentada foi a promoção, junto aos gestores, de uma ação efetiva no combate à desinformação e também o acolhimento para todas as famílias. Ação que será realizada nesta quinta-feira em cada escola municipal.
A próxima reunião de trabalho da política municipal de segurança e prevenção nas escolas está agendada para a próxima semana.
APERFEIÇOAMENTO
Responsável pela gestão do videomonitoramento e de todo o sistema tecnológico que envolve a Ronda Azul, incluindo a central existente no piso térreo da Prefeitura de Marília, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, informou que o trabalho preventivo por câmeras será ampliado.
“Avançaremos com mais recursos e com mais tecnologia preventiva. Haverá treinamentos, capacitações e estratégias para complementar a política de segurança”, afirma o secretário.
ESCOLAS PARTICULARES
Durante reunião no início da semana, as escolas particulares, que também se reuniram com o Comando da PM em Marília, decidiram manter as aulas no dia 20 em Marília.
Os diretores afirmaram que a onda de boatos tinha como objetivo provocar medo e emendar o feriado prolongado.
“Não existe nenhum risco. Um bandido não avisa que vai cometer um crime. Estamos ainda mais atentos, mas é importante destacar que todas as ameaças foram identificadas e a Polícia Civil não encontrou nenhuma que fosse real ou potencialmente perigosa para os alunos”, disse Tuti Mendes, representante da categoria.
ESCOLAS ESTADUAIS
Hoje, as escolas estaduais de São Paulo encerram o primeiro bimestre letivo, conforme calendário publicado em 14 de dezembro de 2022 no Diário Oficial.
Como de praxe, as unidades realizam no último dia o Conselho de Classe, que pode acontecer somente com equipe escolar ou de forma participativa (com presença de estudantes e responsáveis).
A definição da data e do modelo da reunião é de livre escolha da escola, sendo que as unidades que não a realizarem nesta data seguirão com dia letivo regular.
Nestes casos, as escolas da rede seguem atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar possíveis conflitos e contam com apoio das polícias Militar e Civil.
Todas as escolas realizam continuamente ações que reforçam as diretrizes do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP, que serão intensificadas nesta data.