Marília tem 1º dia de operação dos radares e apelo por conscientização
Teve início nesta segunda-feira (17) as atividades dos radares em Marília. Inicialmente, os dispositivos eletrônicos terão caráter educativo, com notificações sendo encaminhadas para os motoristas, ainda sem multas. As cobranças vão ter início no mês de maio. O Marília Notícia ouviu motoristas e a maior parte aprovou a instalação na cidade.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), Valdeci Fogaça, os dispositivos têm como objetivo reduzir a velocidade de motoristas e acidentes de trânsito. O gestor ainda explica que o contrato firmado com a empresa contratada não é apenas para fiscalização por radar, mas operação de todo um sistema de gerenciamento de trânsito.
“Não são apenas os radares, mas um sistema completo de trânsito. Teremos câmeras que contam com integração ao Detecta. Alguns radares ainda vão identificar motoristas que avancem o sinal vermelho”, explica Fogaça.
No primeiro dia de funcionamento dos radares, ainda de forma educativa, o MN ouviu motoristas para saber a opinião sobre a instalação dos radares.
O professor Américo Fernando Grassi acredita que a medida seja positiva para educar os motoristas no trânsito, mas pede uma campanha informativa para que os radares não se transformem numa fábrica de multas.
“Eu acredito que a instalação dos radares seja positiva para a educação no trânsito, para diminuir acidentes e trazer maior segurança para as pessoas, que estejam de carro ou a pé. Eu vejo de forma positiva. É necessário que haja uma campanha de educação. Não pode ser apenas punitivo, para fabricarem multas. Precisa ter educação e conscientização de todos, motoristas e pedestres”, afirma o professor.
O empresário Carlos Veloso diz não ser contra a medida. O cidadão pontua que também vai precisar ficar atento para não ser multado daqui para frente.
“Tem que tomar cuidado. Do jeito que o povo anda, é necessário. Acho melhor que quebra-mola. Quem exagera vai pagar por isso. Tem gente que só começa a respeitar quando sair dinheiro do bolso. Até eu vou ter que ficar mais esperto. A instalação pode reduzir acidentes com pedestres, que atravessam a rua. Na avenida das Esmeraldas, por exemplo, é impossível atravessar. Colocaram só um, tinha que colocar mais”, conta o empresário.
Para a atendente Luara dos Santos Alves, a medida é boa para o monitoramento da velocidade dos veículos. Na frente do trabalho, que fica ao lado de uma escola estadual, ela conta que acontecem acidentes que poderiam ser evitados.
“Aqui a gente presencia muitos acidentes e ultrapassagens indevidas. Acho que a instalação dos radares vai ajudar na questão da velocidade e de evitar acidentes. Aqui mesmo é perigoso. Tem faixa de pedestre e muita criança. Acredito que vai ajudar na segurança delas”, diz a atendente.
Até o dia 5 de maio, as notificações serão apenas educativas. Depois começam as multas com taxação.