Cidades da região se mobilizam contra ataques
Uma reunião que visa a prevenção de ataques em escolas foi realizada nesta quinta-feira (13) em Bauru (distante 110 quilômetros de Marília).
A reunião aconteceu no auditório do Copom da Polícia Militar e contou com a participação dos diretores das 84 escolas de Bauru e região, da Diretora Regional de Ensino, dos comandantes de seis companhias da PM, dos delegados da Diju, da 1ª DIG/Deic, seccional de Bauru e divisionário da Deic.
Durante a reunião foram tratados assuntos referentes às ameaças de ataque em escolas e procedimentos preventivos, além das ações desenvolvidas para monitorar estes acontecimentos.
PARAGUAÇU PAULISTA
Nesta quinta-feira (13), o Capitão da PM se reuniu com pais de alunos na Prefeitura de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília).
Na oportunidade, o comandante ressaltou que um levantamento da PM apontou que nos últimos dez anos não houve registro de nenhuma ocorrência do tipo em unidades escolares de toda a região.
Entretanto, visando tranquilizar ainda mais os pais, o capitão se comprometeu a reforçar o policiamento em todas as escolas do município e região e afirmou que vai trabalhar conjuntamente com a Guarda Municipal para garantir a tranquilidade nas unidades.
Os pais presentes na reunião se comprometeram em passar as informações aos que não puderam estar presentes no encontro.
Na manhã de ontem, a administração já tinha divulgado que desde a última semana a Central de Monitoramento de Imagens está com foco voltado para as escolas, com um profissional acompanhando em tempo real a movimentação nas unidades, visando ações ágeis e preventivas.
Em caso de circulação de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar são acionadas imediatamente.
Além disso, os profissionais das unidades estão orientados a manter os portões trancados para controlar o acesso de pessoas ao ambiente escolar.
Na última quarta-feira (12), o Capitão Xavier, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar de Assis (distante 75 quilômetros de Marília), realizou – acompanhado do chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Alcides Martins – uma reunião com gestores escolares sobre a segurança nas escolas.
O encontro também contou com a presença da secretária municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, e supervisores.
Na oportunidade, foram discutidas as ações preventivas de segurança que visam tranquilizar os pais, alunos e profissionais da educação, em relação às fake news, além de orientações simples para reforçar a segurança nas escolas.
O diretor de trânsito ressaltou aos gestores que reforçará a ronda, além de capacitar novos agentes de trânsito para atuar nas proximidades das escolas, com o intuito de trazer mais segurança para a comunidade escolar.
A Polícia Militar garantiu que vai manter o monitoramento nos arredores da zona escolar e disponibilizou um telefone exclusivo para receber denúncias sobre eventuais ocorrências em escolas (18 3321-5918), além do telefone de emergência 190 já conhecido nacionalmente.
TUPÃ
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Poder Legislativo, anunciou a intensificação de ações de proteção no ambiente escolar.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito Caio Aoqui (PSD) comunicou novas medidas para melhorar o monitoramento das câmeras em todas as 11 escolas e nove creches, além de quatro núcleos de Tempo Integral.
“Hoje, 100% das escolas de ensino municipal, creches e núcleos educacionais já contam com câmeras de segurança integradas à Central de Monitoramento instalada no Paço Municipal. Agora, teremos a contração de profissionais para acompanhar em tempo real, as imagens nos ambientes educacionais. Teremos seis novos profissionais observando apenas as câmeras nas escolas, creches e núcleos educacionais”, informou.
Já o secretário municipal da Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, informou que já está ocorrendo a instalação de vídeo/porteiro com câmera no interfone em locais onde não é possível observar quem está chegando e a instalação de fechaduras eletrônicas por meio de interfone.
“Estamos também automatizando todos os portões nas escolas para que eles possam ser acionados e abertos somente por meio da identificação das pessoas. As câmeras de segurança estão focadas, principalmente, no setor de entrada nos nossos portões e no setor de trajeto até a secretaria, direção ou nos locais onde estão nossos alunos”, disse.
A Polícia Militar tem reforçado o patrulhamento em todas as escolas do município. Segundo a corporação, os pais e familiares de alunos, em caso de suspeitas e dúvidas, devem procurar a escola do filho ou os canais de segurança pública e não compartilhar informações falsas, boatos ou fake news que possam prejudicar o ambiente escolar.