Prefeitura inicia vacinação contra a Influenza
A Prefeitura de Marília aderiu a partir das 12h desta segunda-feira (10) à 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovida pelo Ministério da Saúde.
A vacina chamada trivalente protege contra três cepas no vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B e estará disponível em todas as 52 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que na UBS Nova Marília o atendimento é até as 22h, inclusive para vacinação.
Nesta 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que irá até o próximo dia 31 de maio, poderão receber a vacina os seguintes grupos prioritários:
- crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Deve ser considerado esquema de duas doses para crianças de seis meses a menores de nove meses que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para quatro semanas após a primeira dose;
- trabalhadores da Saúde;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da Educação;
- povos indígenas e quilombolas;
- idosos com 60 anos ou mais;
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- pessoas com deficiência física permanente;
- caminhoneiros;
- pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para receber a vacina da Influenza, a população desses grupos prioritários deve comparecer à unidade de saúde de referência, sem necessidade de agendamento prévio, como explica a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.
“Já a partir do meio-dia desta segunda-feira (10), as unidades já estarão aplicando a vacina contra a Influenza e solicitamos que os grupos prioritários compareçam a uma de nossas unidades. É importante ressaltar que quem tomou a vacina bivalente contra a Covid deve também se vacinar com a trivalente da Influenza. Não existe intervalo entre essas vacinas que, inclusive, podem ser administradas no mesmo dia”, diz Juliana.
“Nessa época os problemas respiratórios sempre aumentam e é fundamental que estejamos mais protegidos. A vacina é sempre o melhor remédio e por isso pedimos que a população desses grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais da Saúde e da Educação, pessoas com deficiência física, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, entre outros, compareça a uma das nossas unidades para receber a vacina”, conclui o secretário adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira.