MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 11 abr. 2023

Ranking coloca Marília entre as 20 cidades mais sustentáveis

por Samantha Ciuffa

(Reprodução: Bright Cities)

Marília alcançou a 18º posição na edição 2023 do ranking Cidades Sustentáveis, promovido pela plataforma Bright Cities. A lista leva em conta 326 municípios de todo o país, que contam com populações superiores a 100 mil habitantes.

A cidade conseguiu uma das melhores posições dentre as opções da região. Botucatu ficou em 15º lugar, Bauru em 27º, Ourinhos em 54º e Assis em 61º. A capital do Estado garantiu a 25ª colocação.

De acordo com o documento disponibilizado pela empresa, os tópicos da pesquisa são provenientes da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 37120, de 2021, que “padroniza indicadores de serviços urbanos e qualidade de vida com vistas à construção de cidades e comunidades sustentáveis.”

INDICADORES

Foram selecionados 40 indicadores para compor o ranking, que foram divididos em cinco pilares temáticos, sendo eles: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, e infraestrutura e serviços básicos.

O primeiro tópico [prosperidade] faz avaliações com base em critérios como economia, inovação, infraestrutura e condições sociais. “Cidades com economias fortes e bem desenvolvidas têm maiores chances de prosperar e se desenvolver, já que possuem muitas empresas e empregos, gerando assim maior renda”, diz o documento.

(Reprodução: Bright Cities)

Foram utilizados dados dos anos-base de 2019 a 2022 entre os oito indicadores definidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO) 37120. Para o número de empresas por 100.000 habitantes, por exemplo, foram utilizadas informações de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Já para a conectividade aérea, foram usados levantamentos de 2022 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a soma de todos os voos comerciais sem escala, que partam de aeroportos da cidade, correspondentes a no máximo 2h de viagem de carro.

(Reprodução: Bright Cities)

No pilar gestão, foram analisados fatores que impactam a qualidade da administração municipal, com indicadores como finanças públicas e igualdade de gênero na política.

Neste caso, pesquisas de 2020 e 2021 serviram de base para o estudo, com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério da Economia.

(Reprodução: Bright Cities)

O requisito bem-estar agrega uma série de fatores, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. “A qualidade de vida dos habitantes é primordial para avaliação de uma cidade, e não podia ser diferente já que são estes os usuários, frequentadores e maiores impactados por quaisquer decisões tomadas”, consta no ranking.

Os dados levantados neste pilar datam de 2020 a 2022 e foram retirados de diversas instituições, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde, entre outros.

(Reprodução: Bright Cities)

Durante análise da segurança dos municípios, os indicadores considerados essenciais e de apoio avaliam o número de mortes relacionados a fatores diversos. O ano-base é 2020, com informações das plataformas DataSUS e EstimaPop.

Por fim, o tópico infraestrutura e serviços básicos dá conta de itens como água potável, saneamento básico e eletricidade. “Uma infraestrutura eficiente e bem desenvolvida contribui para o crescimento econômico da cidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida dos habitantes”, diz o texto.

O pilar temático leva em consideração pesquisas do ano de 2021, com apoio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é preso após invadir casa de idosa para ameaçar e agredir ex-esposa em Ocauçu
  • 2
    Consórcio vence licitação do Parque do Povo na zona sul de Marília
  • 3
    Trabalhadores da merenda terceirizada anunciam estado de greve em Marília
  • 4
    Barbeiro diz ter ‘21 tiros’, ameaça funcionário de adega e acaba detido com arma falsa

Escolhas do editor

SAÚDE
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de PoliclínicaVinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
DESCARTE
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operaçãoMN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSEMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE
REDE MUNICIPAL
Marília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusivaMarília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusiva
Marília inaugura segunda etapa de salas voltadas à educação inclusiva

Últimas notícias

Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Caseiro denuncia assalto com arma de fogo na zona norte de Marília
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
Associação mariliense conquista títulos invictos no futsal de base e se prepara para torneio

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie