Em três dias, Marília vacina 1.605 pessoas contra a Covid
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou na manhã desta sexta-feira (31) um balanço parcial dos três primeiros dias de vacinação contra a Covid-19, após reduzir desde a última terça-feira (28) para 18 anos ou mais o público-alvo para receber a bivalente.
O balanço, feito pela Vigilância Epidemiológica aponta que 1.605 pessoas foram vacinadas nesses três dias – terça (28), quarta (29) e quinta (30). A média é de 535 doses aplicadas diariamente. Foram aplicadas 585 doses no primeiro dia, 582 no segundo e 438 no terceiro.
O município conta ainda com praticamente 20 mil doses do imunizante e espera uma adesão maior da população. “A adesão tem sido baixa e reduzimos o público-alvo de 50 anos para 18 anos, objetivando aumentar a imunização da nossa população. Esperamos que a população se conscientize da importância da vacina, que é 100% segura e continua sendo o melhor para combater a Covid”, disse a supervisora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini.
O secretário adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, lembrou que a vacina está disponível nas 52 unidades de saúde do município. “Todas as unidades estão abastecidas com a vacina e basta o cidadão de 18 anos ou mais comparecer em qualquer unidade que será prontamente atendido. É fundamental receber mais essa dose, aumentando assim a imunização contra a Covid-19.”
É importante ressaltar que as unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília tem o horário estendido até as 22h, inclusive para vacinação.
“Qualquer pessoa pode ser imunizada na UBS Nova Marília, pois para vacina não há território de atendimento. Portanto, a pessoa que trabalha no horário comercial tem essa opção da UBS Nova Marília para receber a vacina”, afirmou a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes, responsável pela Sala de Vacina Central.
PRAZO
É importante ressaltar que, para receber a dose de reforço bivalente, a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de quatro meses da última dose. E caso tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias, tem que aguardar esse período pós-doença para receber a dose de reforço.
A dose bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 – o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.