Virada Cultural Marília terá intensa programação artística
Intensa programação artística e cultural acontecerá em Marília em celebração ao 94º aniversário da cidade. Promovida pela Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, a Virada Cultural Marília 2023 será realizada neste sábado (1º) e domingo (2), em frente ao Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, na avenida Rio Branco, quase esquina com a avenida Sampaio Vidal.
“Além de comemorarmos o aniversário de Marília, um dos objetivos da proposta é ocupar a cidade com arte e cultura, dando continuidade ao Projeto Virada Cultural Marília. Esta será a segunda edição com valorização dos artistas locais, socialização e difusão de várias linguagens artísticas”, afirmou o secretário municipal da Cultura, André Gomes.
A programação da Virada Cultural Marília inclui shows, música – estilos pop rock, clássicos do rock, eletro pop, MPB e jazz – teatro, dança, arte urbana , entre outras linguagens artísticas e atrações culturais.
A abertura oficial da Virada Cultural Marília acontecerá neste sábado (1º), às 15h, com programação diversificada, incluindo Ballet Jovem: Suíte Quebra Nozes, Amarelo Cia de Teatro: ‘A história do sapo cantor’, Muda Cabaré, com Cia Muda – Comando Verbal – Batone –Espaço de Dança Gisele Bastos “Encantado” – Arquivo Nacional – Daniel Arthur e Banda– Os Chorões.
O Complexo Cultural Braz Alécio recebe hoje o público até as 21h. O público pode visitar o Museu de Paleontologia e a Galeria de Artes, que vai lançar a exposição Marília-Cidade de Artistas.
DOMINGO – DIA 2
A programação de domingo (2) também terá início às 15h e contará com: Ballet Clau – Taiko Nikkey Marília – Banda Sinfônica Cidade de Marília – Palhaço GG – Eliana Jardim canta Negritude Brasil – Poderoso Chefão – Quarteto Nema Antunes. A Virada Cultural Marília 2023 terá feira de artesanato e food trucks, instalados na praça do Teatro Municipal. Haverá intervenções do robô Megatron, Cantinho da Leitura da Biblioteca Municipal de Marília, arte urbana com live paint.
PROGRAMAÇÃO
- Sábado, dia 1º de abril
15h30 – Ballet Jovem: Suíte Quebra Nozes
16h20 – Espaço de dança Gisele Bastos – Encantado
17h10 – Amarelo Cia de Teatro: “A história do sapo cantor”
18h20 – Arquivo Nacional
19h30 – Daniel Arthur e Banda
20h40 – Comando Verbal (com participação especial surpresa de grupo de expressão nacional)
21h45 – Cia Muda – com “Muda Cabaré (Em Processo)”
22h10 – Batone
23h20 – Os Chorões - Domingo, dia 2 de abril
15h – Ballet Clau
15h50 – Taiko Hibiki Wadaiko – Nikkey Marília
16h50 – Palhaço GG
17h50– Banda Poderoso Chefão
19h – Eliana Jardim Canta Negritude Brasil
20h10 – Banda Sinfônica Cidade de Marília
21h20 – Quarteto Nema AntunesSINOPSES
Banda Poderoso Chefão
Em 2023 a Banda Poderoso Chefão está comemorando seu aniversário com a turnê “18 Anos na Estrada”. No ano de 2005 formou-se o embrião que se transformou em uma das bandas mais respeitadas e requisitadas no cenário musical de Marília e região. Formada por Gustavo Feijão (guitarra), Ivan Martins (guitarra), Luciano Toloto (baixo), Sérgio Piva (bateria) e Leandro Morandi (voz). A Poderoso Chefão tem como destaque a composição de músicas autorais, com influência do rock clássico e nacional, com letras poéticas que discutem as relações humanas (sexo, rockstyle, violência, política, amor e morte), adicionando estilo próprio à sonoridade universal do Rock N’ Roll. No universo sonoro da Poderoso Chefão, o overdrive das guitarras e as linhas vocais, convivem harmoniosamente com refrões e melodias sinuosas, que conduzem o público a uma energia sonora única. Em 2008 a Banda lançou seu primeiro material de trabalho, o CD demo Até o último acorde”. Em 2011 novo material chamado ”Ao Vivo e a Covers” que foi um tributo as principais influências da banda. No ano de 2013 foi lançado mais um trabalho autoral chamado “Eu Quero Rock N’ Roll”. Em 2015, seguindo na esteira do rock autoral foi lançado o trabalho com a maior repercussão da história da Poderoso Chefão que foi “Não Existe Rock Sem o Roll”. Em 2019 foi o lançamento do último trabalho autoral da banda chamado “Sansara”, que está disponível nas principais plataformas de streamer.
Ballet Jovem de Marília – “Suíte Quebra Nozes”
Trata-se de um conto natalino no qual a menina Clara ganha na noite de Natal um boneco Quebra-Nozes. Após adormecer, a meia noite, uma magia acontece, boneco se torna um soldado em tamanho real e com ele um exército o acompanha em uma luta com o Rei Rato e seu bando, que vieram atormentar a menina Clara. No final dessa batalha Quebra-Nozes sai ferido e outra magia acontece, ele se torna um príncipe e leva Clara a conhecer seu reino encantado. É no Palácio dos Doces recebidos pela Fada Açucarada que uma festa em homenagem a Clara acontece.
Com músicas de Tchaikovsky e remontagem de Clarissa Prado e Jonas Rodrigues o Corpo de Baile do Ballet Jovem de Marília apresenta a Suíte deste o ballet de repertório mais popular da história em um versão atual agregando as Danças Urbanas no ballet.
Banda Arquivo Nacional
A Banda Arquivo Nacional teve sua primeira formação em meados de 2007 na cidade de Marília/SP, com uma proposta de “covers” em bares e casas noturnas de Marília e de toda região como: Assis, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Rancharia entre outros.
Em busca da valorização do Rock Nacional a Banda homenageia as grandes bandas dos anos 80 e 90 como: Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, RPM, Nem um de Nós, Engenheiros do Havaí, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, Ira, entre outros.
Com o passar do tempo, a Banda foi ganhando experiência e notoriedade por suas apresentações cheia de personalidade e com um toque especial que faz o show diferente e bem surpreendente.
A Banda é formada por: Marcio Siro na bateria que é considerado o relógio da banda com sua precisão absurda, Nosso Frontal que além da Voz assume o contra baixo da banda fica por conta de Marquinhos Segundo que tem uma voz poderosa e se destaca em cima dos palcos por sua personalidade, carisma e sua irreverência, completando o time, o Guitarrista Paulistano Reinaldo Navarro preenche a banda com timbres e texturas diferentes, valorizando e personalizando a Banda, com seu estilo único e ímpar.
Comando Verbal
O grupo de rap Comando Verbal iniciou em Marília no ano de 1989. Nos anos 2000 lançaram a música “Álbum de Fotos” na qual acabou se tornando um grande clássico do hip hop brasileiro, principalmente no estado de São Paulo. O grupo teve muito sucesso e tocou nas principais rádios da região e capital. Recentemente o Comando Verbal é formado pelos seguintes mcs; Dr Kecko, Rick Qloko, Tio Lu e deejay Rapha. Este ano o grupo lançou suas músicas novas em todas as plataformas digitais, assim como Spotify e YouTube. O show contará com participação especial surpresa de um grupo de rap de expressão nacional. Quem será?
Taiko Hibiki Wadaiko – Nikkey Marília
Taiko, os tambores japoneses, são instrumentos que podem ser encontrados em diversas formas e tamanhos. Sua estrutura é de madeira e é coberto por uma superfície de pele animal. A palavra Taiko também pode definir a música de percussão executada com os tambores japoneses, presente na história do Japão há mais de 2.000 anos.
A palavra HIBIKI significa “vibração”, e dá nome e serve de inspiração ao Grupo de Taiko do Nikkey de Marília.
Formado em 2003, o grupo HIBIKI WADAIKO atua na divulgação da arte japonesa do taiko, cultivando valores de união, dedicação, disciplina, humildade e amizade.
Uma apresentação de taiko promove e recebe energia. A Lei Física da Conservação de Energia diz que “energia não é criada ou destruída, mas sim transformada”. Partindo desse Princípio, o HIBIKI WADAIKO pretende transformar estímulos sonoros e visuais enviados pelo grupo em diferentes sensações ao público, indo muito além de um show de percussão. Esperamos levá-los a uma experiência única, envolvendo ritmo, intensidade e coreografia.
Batone – show Baladas Canibais
O show Batone – Baladas Canibais marca um importante momento de retomada artística do trabalho do cantor/compositor Batone no Brasil, com a gravação de um novo disco a ser feito este ano na cidade de Montreal, Canadá. O disco contará com a participação de três artistas produtores renomados: Jean Massicotte (Lhasa De Sela, Jean Leloup e outros), Fernando Catatau (Cidadão Instigado, Arnaldo Antunes, Otto) e o produtor e multi-instrumentista nova-iorquino Elijah Tucker.
Batone é nascido em Marília, onde sua trajetória musical começou nos áureos tempos do Projeto Talento e culminou com a criação da banda Loboguará. No Rio de Janeiro, morou por 10 anos, gravou dois discos solos como Batone : Lixo Extraordinário (2007), Disquinho de Bolso (2009). Em 2013 gravou o disco “Não Vai Ter Culpa!” durante uma passagem pelo Brasil. Atualmente reside em Montreal (Canadá) desde 2009. Para o show de Marília, a proposta é uma compilação de canções dos álbuns anteriores, além de algumas canções do novo álbum. Nesta formação três grandes músicos se unem a Batone : Emílio Mizāo (guitarra – Plugue Estúdio), Estevan Sinkovitz (baixo – Estúdio Canto da Coruja) e Elijah Tucker (bateria – Estúdio Gramaphone/NY), além do artista convidado Fernando Catatau, cantor guitarrista compositor (Cidadão Instigado) e produtor renomado (Arnaldo Antunes, Otto, Karina Burh, Céu, etc.), que além de tocar algumas canções, vai mostrar para o público de Marília algumas canções do seu novo trabalho solo.
Banda Sinfônica Cidade de Marília
Novidade em Marília, a Banda Sinfônica é uma iniciativa do Maestro Clairton Vieira Basta, responsável pela Banda Marcial Cidade de Marília, com objetivo de diversificar as opções musicais da Banda.
A Banda Sinfônica Cidade de Marília tem regência do Maestro Clairton Vieira Basta e conta com 40 músicos. O repertório é diversificado, com músicas populares em formatos clássicos, além de adaptações para grandes sucessos.
Encanto – Gisele Bastos
É uma adaptação clássica, baseada nos filmes e nas histórias da Walt Disney, que conta a história da Família Madrigal, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma Casa Mágica, em uma cidade vibrante, conhecida como Encanto. A Magia desde Encanto, abençoou, todos os meninos e meninas, com um Dom único, desde a superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto, está em perigo, e a única da família Madrigal, sem poderes mágicos que pode ser a esperança, de sua família extraordinária. Portanto, ela é chave, que permite encontrar soluções, para os problemas que o Encanto apresenta, quando a magia começar a falhar para toda a Família.
No elenco: Mirabel Madrigal: Rafaela Campos, Luisa Madrigal: Natália Prado, Isabela Madrigal: Maria Victória, Bruno ( TIO) : Vinícius Estanislau, Felix (Tio): Lucas Castelucci, Augustin (pai): Gabriel Pilla, Pepa (Tia): Beatriz Bastos, Dolores (Prima): Giovana Matera, Camilo (Primo): Vitor Silva, Antônio ( Primo): Yasmin Rodrigues, Mariano ( Noivo de Isabela): Patrick Moura e Abuela ( Vó) : Monique Evelyn dos Santos .
Gisele Bastos Espaço de Dança foi fundado em setembro de 2009, pela bailarina e professora Gisele Bastos. Com a missão de educação, qualidade de vida e aperfeiçoamento profissional, através do ensino da dança. Três objetivos fortes, que unidos fizeram a diferença e conquistaram o espaço no mundo da Arte. Aqui se sonha alto, porque todos nós temos o direito de sonhar e correr atrás de nossos sonhos. Baseados nesses princípios foi trilhado o caminho de vida da escola. Foram muitos desafios, algumas decepções, muitas lágrimas, mais acima de tudo, muito Amor, perseverança, responsabilidade,fé, respeito, e ética profissional. Formamos equipe, onde acreditamos no grande potencial de nossos alunos. Com um corpo de professores jovens, frutos da própria escola, em constante aprendizado, vivência artística, aperfeiçoamento, em cursos, espetáculos, festivais, local e fora da cidade.
A escola oferece aulas em todos os níveis e idades, Desde o ballet clássico, ballet Fitness, Jazz, dança contemporânea, dança folclórica, dança para casamento e 15 Anos. Uma fonte de Saúde para o corpo, mente e para Alma.
Eliana Jardim canta Negritude Brasil
O grupo é formado por músicos com mais de 30 anos de experiência, o que garante ao público um grande show e uma verdadeira “viagem no tempo”, com músicas que marcaram época, executadas com muita destreza e propriedade pelos integrantes. Com repertório voltado para os artistas negros nacionais que influenciaram a MPB, tais como Elza Soares, Tim Maia, Cassiano, Emílio Santiago, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Djavan, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Seu Jorge, Alcione, Chico César, Bebeto, Carlo Dafé, Luiz Melodia, Ed Motta, Sandra de Sá, Jorge Benjor, dentre outros. A população de nosso país ainda está muito carente culturalmente, portanto, aqui está uma boa oportunidade de, principalmente os nossos jovens, conhecerem um pouco mais da nossa tão rica música popular brasileira, em especial dos artistas negros nacionais.
Eliana Jardim – Voz; Fábio Passolo – Guitarra; Fabricio Mendonça – Bateria; Gabriel Soledade – Guitarra e Cavaco; Thiago Pelegrino – Baixo.
Muda Cabaré (em processo)
Muda Cabaré (em processo) escancara as feridas políticas e sociais na atmosfera do teatro de revista, trazendo para cena o deboche do Brasil de agora. Elenco: Bosco Filho, Bruna Motta, Cacá Luís, Emanuelly Nakaryn, Fernando Delabio, Janaína Brabo, Jozé Farneris, Natália Montagner e Ricardo Gomes.
Daniel Arthur e Banda
Após a pandemia e buscando um novo espaço, Daniel Arthur surge com um novo projeto junto de uma banda formada de professores e profissionais que sempre o acompanharam na carreira. O projeto consta com sucessos internacionais e nacionais e busca mesclar o passado e presente, trazendo sucessos antigos e atuais para promover cultura de qualidade para todas as gerações.
Os Chorões
Os Chorões é o novo projeto do Maestro Otavio Caprioli (violão), Marcelus Vinicius Beato (guitarra baiana) e Jose Marques Beato Neto (percussão). O grupo interpreta grandes sucessos do chorinho brasileiro como Carinhoso ( Pixinguinha), Brasileirinho, Pedacinho do céu ( Waldir Azevedo) entre outros, alem de composições proprias como “venha se alegrar com nosso choro” (Otavio Caprioli).
Quarteto Nema Antunes
Esta estimada e carismática figura é uma das maiores referências entre os músicos brasileiros. Conhecido no Brasil e no mundo, este mineiro radicado em Brasília tem um vasto curriculum e muitas histórias para contar. Filho mais velho do maestro fundador do primeiro coral da igreja adventista do Distrito Federal, Nema é o mais velho de uma família de 5 irmãos. Todos, desde sempre, tiveram contato com a música, o que resultou numa prole formada por músicos eruditos, todos diplomados em Faculdades de Música, no caso do Nema, Escola de Musica de Brasília.
A paixão pelo contrabaixo falou mais alto e ele adentra a cena popular. Assim, conquistou seu espaço na capital federal até que em 1993, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Desde então, o baixista vem gravando e se apresentando com grandes nomes da música dentro e fora do nosso país, seja participando de festivais importantes na cena musical ou em álbuns contemplados em prêmios reconhecidos ao redor do globo, a exemplo Grammy Latino em 2005. Além de ser side man de Ivan Lins desde 1998, Nema é produtor musical, compositor e arranjador, e tem assinado projetos de diversos artistas brasileiros e estrangeiros, tanto na linha secular quanto gospel. Sua técnica, destreza, precisão e timbragem fazem deste profissional uma sumidade quando o assunto é contrabaixo. Nema Antunes quarteto conta ainda com os músicos: Rogério Plaza: Teclado, Eduardo Moura: Bateria e Renato Alves: Guitarra.