Investimentos para a Educação local são anunciados
A Prefeitura de Marília prepara o edital de licitação para a construção de duas novas escolas, anunciadas no início do mês pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), para atender crianças dos bairros Marina Moretti e Altos do Palmital, suprindo uma carência na zona Norte da cidade. Serão utilizados recursos próprios da Prefeitura para o investimento em Educação.
O projeto de construção prevê estrutura completa para as duas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Elas contarão com dois blocos térreos e distintos, pátios cobertos e interligados por circulação coberta. Além disso, contarão com playground, jardins, castelo d´água e área de estacionamento.
De acordo com o secretário municipal da Educação de Marília, Helter Rogério Bochi, cada unidade receberá aproximadamente 300 crianças. As escolas contarão com 30 docentes, diretor, auxiliar, coordenador, auxiliar de desenvolvimento escolar, agentes operacionais e assistentes administrativos.
“Os profissionais que desenvolverão o trabalho nessas novas unidades ainda não fazem parte da Rede Municipal. Eles serão contratados por meio de concurso público. Atualmente contamos com 2.701 servidores na Educação e 18.598 estudantes, sendo 9.991 em Emeis e 8.607 em Emefs (Escolas Municipais de Educação Fundamental)”, conta o secretário.
Os projetos de construção foram aprovados em sessão ordinária da Câmara Municipal no dia 6 de março, sendo que a Prefeitura de Marília já está autorizada a abrir o processo licitatório para a execução das obras.
A Emei Altos do Palmital será construída na avenida Murilo Mendes Benincasa, com investimento de R$ 5.9991.702.25 e prazo de construção em até 15 meses (após licitação e ordem de serviço) e a Emei Marina Moretti ficará na rua Zélia Falandes Traskini, com investimento de R$ 5.191.573,88 e prazo de 12 meses para construção (após licitação e ordem de serviço).
Bochi acredita que o município ainda pode evoluir na formação continuada dos profissionais da Educação. Nos próximos anos, ele pretende promover a ampliação e reforma dos prédios escolares, concluir a construção das novas escolas, resignificar os espaços escolares e humanizar o trabalho, por meio de relações interpessoais saudáveis.
“A educação municipal é destaque em nível nacional. Atendemos crianças de quatro meses a 10 anos de idade, oferecendo um ensino de qualidade, numa visão de equidade para todos os estudantes. Atualmente, nossas escolas de período integral atendem todas as dimensões do desenvolvimento humano, através das oficinas de enriquecimento humano, considerando o aluno e sua condição total, multidimensional”, afirma o secretário da Educação.
Além de reformas, ampliações e remodelações em dezenas de escolas, a atual gestão construiu cinco novas unidades: Emei “Professora Nilze Scarano Manso” CataVento” (zona Sul), Emei Flauta Mágica (zona Oeste), Emei “Professora Nercy Soares de Almeida” Clara Luz (zona Norte), Emei Professora Cícera dos Santos de Almeida Pereira “Aquarela” (zona Norte) e Emef “Professora Sofia Teixeira Barbosa” Montana (zona Norte).
OS PROJETOS
As novas escolas terão área construída de 1.317,99 m² e ocupando uma área de 1.514,30 m² cada. O Bloco A contará com o hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis (adultos masculino e feminino), lactário, duas salas de atividades (Creche I – crianças de 0 a 11 meses), dois fraldários/depósitos (Creche I), solário, sala de informática, sanitário infantil, copa para funcionários, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza, vestiário masculino, vestiário feminino, refeitório, cozinha, despensa, varanda de serviço e pátio de serviço.
O Bloco B terá duas salas de atividades Creche II (crianças de 1 ano e a 1 ano e 11 meses), dois sanitários infantis, duas salas de atividades Creche III (crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses), um sanitário infantil, dois solários, sala multiuso, quatro salas da pré-escola (crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses), dois sanitários infantis (feminino e masculino), dois sanitários de professores (masculino e feminino), dois solários e um depósito.