Celeiro de projetos, Marília tem maioria mulher à frente das iniciativas
Apesar das estatísticas alarmantes em relação aos casos de violência contra mulher, o momento é de união e organização entre o público feminino de Marília. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, acredita que o cenário é de mudanças.
“Não temos muito o que comemorar no Dia da Mulher, mas percebemos um movimento de muitas mulheres se organizando através de coletivos, sindicatos, ONGs e grupos de apoios”, afirma a gestora da pasta. “A maioria das pessoas dirigentes de projetos sociais são justamente essas mulheres, líderes que executam muito bem seus trabalhos”, completa.
Patricia Beiro Sparapane, professora aposentada do Serviço Social da Indústria (Sesi) na área de artes plásticas, é um exemplo disso. Há um ano, ela resolveu reunir seis voluntárias para criar o grupo Anjos da Luz, cujo objetivo é confeccionar peças íntimas para doação.
“Esse projeto teve início através da dedicação de uma das voluntárias, Eliane Silva, que há muitos anos produz lingeries. Decidimos dar continuidade e expandir esse trabalho”, conta a idealizadora. “Hoje contamos com máquinas industriais e malhas. Recebemos ajuda da comunidade, que contribui com valores financeiros e materiais para confecção das cuecas e calcinhas”, explica.
Atualmente, o grupo realiza doações para instituições como a Fundação Mansão Ismael e o Hospital Espírita de Marília (HEM). Para o futuro, elas pretendem contribuir com as crianças do projeto Semear.
PARCERIA
Fabianny Andrade é micropigmentadora estética e paramédica há 12 anos. Ela trouxe para Marília um projeto que possui há pelo menos uma década. “Começamos em Sorocaba um grupo de pigmentadores para atender mulheres que passaram pelo câncer, tiveram a mama reconstruída e não possuíam a aréola”, explica.
No final de 2015, a profissional chegou à cidade e resolveu dar continuidade aos atendimentos. “Funciona durante o ano todo. Agendo pacientes que querem fazer reconstrução de aréola ou sobrancelha, com autorização médica. O atendimento é totalmente gratuito”, conta Andrade.
“É um dia de valorização dessas mulheres. Ajudamos a recuperar suas autoestimas, processo importante dentro do próprio tratamento”, diz Fabianny.
Paralelo a essa ideia, a micropigmentadora ainda é parte da ONG Amigos do COM, grupo que organizou a campanha Lenços Solidários, com objetivo de arrecadar itens para mulheres em tratamento contra câncer.
“Somos um grupo de apoio, estamos sempre buscando parcerias e ligações com diferentes campanhas e organizações. Vamos até indústrias e empresas, além de hospitais e outros grupos para falar sobre prevenção e conscientização”, explica Fabi.
“Temos vários braços e acreditamos na união como ferramenta de transformação”, afirma a voluntária.
REDE DE APOIO
Rivalidade e competitividade femininas, apesar de ainda serem uma questão, não devem ser as principais características de relações entre mulheres em um futuro próximo. “Eu sinto que existe muita sororidade e que estamos cada vez mais ajudando umas às outras. Quando uma está vulnerável, as outras se unem”, opina Wania Lombardi, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Temos vários projetos que visam a proteção daquelas que já se encontram em situação de violência, mas focamos bastante na prevenção, resgatando a dignidade dessas mulheres e proporcionando a inclusão produtiva através de cursos de aperfeiçoamento e empreendedorismo”, completa a gestora da pasta municipal.
Na cidade, de acordo com a secretária, existe uma infinidade de mulheres fortes, decididas e guerreiras. “São líderes comunitárias que estão nas periferias, que proporcionam essa rede de apoio e proteção para mulheres, muitas vezes sem a parte técnica, fazem por instinto e determinação”, pontua ainda.
SERVIÇO
Em Marília, o Centro de Referência da Mulher oferece atendimento especializado às mulheres e população do gênero feminino, com foco no enfrentamento à violência e na promoção da autonomia desse público, por meio da capacitação e geração e renda.
O serviço oferece atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico, geração de trabalho e renda, capacitação, grupos de apoio terapêutico e realização de campanhas educativas de prevenção para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Para saber mais sobre o Centro de Referência da Mulher, o contato é o (14) 3434-2721; já para outros serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, o número é o (14) 3401-2450.
Para ajudar na campanha de arrecadação de lenços e turbantes, basta entrar em contato através da página do Instagram. Sobre o projeto de micropigmentação, a pessoa interessada deve ligar para o (14) 9 8150-7763 [clique aqui para iniciar uma conversa]. E para realizar doações no projeto de confecção de peças íntimas o número é o (14) 9 9721-6028 [clique aqui para iniciar uma conversa].