MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 28 fev. 2023

Direitos Humanos e Cultura buscam Cidade Acessível

por Carolina Rolta

Equipe visitou Museu da Inclusão (Foto: Divulgação)

No último dia 7 de fevereiro, as equipes das secretarias municipais de Direitos Humanos e de Cultura, acompanhados da presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Castro, e ainda de Bruna Mota do Conselho de Cultura estiveram presentes em São Paulo durante visita à sede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de dar boas-vindas ao novo secretário Marcos Costa e obter consultorias, convênios e parcerias para implementação de projetos da acessibilidade e inclusão, visando contemplar ainda mais o Programa Cidade Acessível.

Na oportunidade, o assessor Thiago Cabral acompanhou as equipes em visita ao Museu da Inclusão, que além de exemplificar sobre métodos de acessibilidade e inclusão, conta a trajetória de luta dos principais movimentos sociais e lideranças PCDs no Brasil.

A região de Marília já conta com ações da Secretaria Estadual, como: Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Todas in-Rede, Cidade Acessível, Paralímpico, entre outras.

De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na cidade de Marília há mais de 17 mil pessoas com deficiência, dessas, 35% possuem deficiência visual, 32% física, 19% intelectual e 14% auditiva. Acesse mais dados: www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br.

Representantes de Marília estiveram em São Paulo (Foto: Divulgação)

Estiveram presentes no encontro o secretário Marcos Costa; seu assessor Thiago Cabral; o secretário municipal de Direitos Humanos, Wilson Damasceno; o secretário municipal da Cultura; André Gomes; os assessores da secretaria de Direitos Humanos – Luciana Santos, Adriano Carvalho e Carolina Leme; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Célia Castro; e Bruna Motta, membro do Conselho da Cultura.

O secretário Marcos Costa recebeu as equipes com atenção e colocou-se à disposição para possíveis projetos e parcerias com a Prefeitura de Marília. “É muito importante que representantes municipais venham até nós buscar melhorias em questão de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência em suas cidades. Dessa forma podemos orientar na implementação de projetos e formar parcerias para possibilitar que todos tenham acesso a atividades culturais, lazer e a demais órgãos públicos.”

“A visita à Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi inspiradora. Sentimos que o secretário Marcos Costa tem verdadeira empatia pelas pessoas com deficiência valorizando inclusão e a acessibilidade. Dessa forma, deixamos a reunião satisfeitos com metas de possíveis parcerias e projetos de políticas públicas em prol da pessoa com deficiência”, disse o secretário de Direitos Humanos, Wilson Damasceno.

O secretário da Cultura, André Gomes, manifestou o desejo de implementar métodos de acessibilidade nos espaços culturais da cidade. “Desde eventos como o Carnaval Inclusivo, até espaços públicos como o Teatro Municipal, precisam ser preparados para receber o público PCD. Queremos a instalação da descrição audiovisual, interpretação em libras, legendas e locais adequados para cada deficiência, surdos, cegos, cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.”

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Últimas notícias

Artilheiros históricos da Copa do Mundo e os recordes ainda em aberto em 2026
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie