Moradores da zona Sul ficam três dias sem água
Desde terça-feira (14), moradores da zona Sul de Marília estão sem água nas torneiras por conta da quebra da adutora de água do poço PG 05, que abastece a região.
A previsão era de que o conserto fosse finalizado na tarde da última quarta-feira (15), mas até o início da tarde desta sexta (17), o abastecimento não tinha sido regularizado para essa parte da população.
Sem saber o que fazer, Patrícia Ferreira dos Santos, de 38 anos, entrou em contato com o Marília Notícia. “Estamos há dias sem água para lavar louça e fazer comida para as crianças. Praticamente todo mês tem esse problema. De 30 dias, você passa 15 com as torneiras secas”, reclama a moradora do Jardim Marajó.
Com duas crianças, de dois e 8 anos, resta desembolsar dinheiro para suprir as necessidades básicas. “Mesmo assim, as crianças não podem se sujar porque não têm como tomar banho. As roupas vão acumulando e o quintal com o cachorros acaba ficando sujo. É desanimador”, desabafa Santos.
RECORRENTE
A professora universitária Thaís Yazawa, de 39 anos, vive no Jardim Aparecida Nasser e relata a mesma dificuldade. “Moro aqui há dois anos e, há uns seis meses, isso vem acontecendo frequentemente. A água nunca teve muita pressão, mas se faltava, era à noite e aos fins de semana. E vinha um pouco, nunca ficávamos à mercê. Agora, até a caixa d’água está vazia”, declara Yazawa.
“O que a gente consegue comprar é para cozinhar e escovar os dentes. A nossa sorte é que moramos em frente ao Sesi e conseguimos tomar banho lá”, narra.
Na manhã de ontem, a torneira alternava entre totalmente seca e com alguns pingos. “Essa região precisa de mais atenção porque é mais populosa”, reivindica a professora.
CHUVA
De acordo com o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), responsável pelo abastecimento na cidade, as chuvas dessa semana fizeram com que a adutora do poço PG 05, que fica no bairro Cascata, quebrasse em dois pontos. O tempo chuvoso ainda teria prejudicado também o conserto e fez com que levasse mais tempo que o previsto.
O presidente do Daem, Ricardo Hatori, confirmou que os serviços foram finalizados na manhã desta sexta-feira (17) e que o abastecimento deve ser normalizado em breve. Até as 14h de ontem, Patrícia dos Santos estava sem uma gota.