Programa de Pompeia é modelo regional estudado
A coordenadora da Regional de Saúde de Marilia, Isabel Stefano, visitou Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) esta semana para conhecer de perto um dos principais projetos de saúde integrada desenvolvido pelo município, por meio do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) e da Divisão de Esportes da Prefeitura.
Segundo a coordenadora o principal diferencial do programa é o percentual de sucesso na mudança de comportamento dos pacientes.
“Acompanho o projeto desde 2019 e Pompeia sempre foi a nossa cidade referência, pois percebemos o diferencial em comparação com os demais municípios, tanto no preparo desses pacientes para a cirurgia quanto na mudança de comportamento alimentar posterior. Viemos aqui porque queremos que esse modelo seja de certa forma um modelo não só para os demais municípios da região, mas para o estado de São Paulo”, comentou Isabel Stefano.
A visita foi acompanhada pelo médico do Centro de Especialidades, Vagner Tadeu Odorizzi Junior, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, pelo superintendente do DHS, Adalberto Bento e pelo presidente da Câmara, Jorge Chicarelli (PTB).
O Projeto ‘’Peso Saudável” oferece acompanhamento com equipe multidisciplinar que é composta por médico gastroenterologista, psicólogas, nutricionista, educadores e massoterapeuta, que auxilia a descarregar tensões, estimular a circulação sanguínea e a oxigenação das células, além de melhorar a flexibilidade do corpo.
O programa já realizou mais de 80 cirurgias bariátricas nos últimos dois anos e inúmeros encaminhamentos para cirurgia reparadora, procedimento realizado para corrigir deformidades causadas pela perda excessiva de peso após o procedimento cirúrgico.
De acordo com o gestor da saúde de Pompeia, Adalberto Bento, o projeto tem se superado a cada ano.
“Recebemos a Coordenadora da Regional da Saúde Isabel Cristina Stefano, que veio conhecer mais profundamente o nosso projeto tanto o adulto quanto o infantil. O objetivo principal dela é implementar em outras cidades, pois nós somos a cidade que mais encaminha pacientes aptos para fazer a bariátrica para a regional de saúde e que levamos o projeto à risca. Para nós é uma honra”, explicou.