HC volta abrir visitação para pacientes nesta 2ª
As visitas a pacientes internados no Hospital das Clínicas (HC) e no Hospital Materno Infantil (HMI) foram retomadas nesta segunda-feira (6). Em nota, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) confirmou a ampliação dos horários de visitação, que estavam suspensos desde dezembro de 2022.
Há dois meses, o aumento de pacientes internados com Covid-19 e de colaboradores afastados com a mesma doença fez com que a medida fosse tomada.
A partir de hoje, no HC Adulto, as unidades de Internação e Psiquiatria passam a receber visitas das 10h às 22h. Já a Unidade de Moléstias Infecciosas estende os horários para dois períodos: das 13h às 14h e das 20h às 21h. Para pacientes do Pronto Socorro e das Unidades de Terapia Intensiva A, B e C, o período permitido é das 13h30 às 14h e das 20h30 às 21h.
Apenas as Unidades de Internação Covid e UTI Covid permanecem com visitas suspensas.
Para o HC Materno Infantil, as unidades de Internação e UTI Neonatal estenderam para o período das 10h às 22h. A UTI Pediátrica ficou com os horários das 10h às 11h, das 15h às 17h e das 20h30 às 21h30.
Já os pacientes do Pronto-socorro do HMI recebem pessoas das 13h30 às 14h, e das 20h30 às 21h.
Continuam suspensas as visitas da Unidade de Internação Covid, UTI Neonatal Covid, UTI Pediátrica Covid e Pronto-socorro Covid.
De acordo com a superintendente do HC/Famema, Paloma Libanio, a ampliação dos horários de visita fortalece o elo do paciente com o seu círculo social, permite maior proximidade da equipe de saúde com o contexto de vida do paciente e auxilia na corresponsabilização da família nos cuidados pós-alta.
“Ficamos imensamente felizes em anunciar a volta do projeto, que permite ao paciente passar mais tempo com familiares e amigos. Parabéns para toda equipe do HC/Famema, dedicada em implementar ações de humanização em benefício da plena reabilitação dos pacientes ”, diz.
ORIENTAÇÕES
O visitante deve comparecer com documento de identificação com foto, usar máscara de proteção e evitar o contato com o paciente caso apresente sintomas gripais, tenha mais de 60 anos, esteja gestante ou com alterações no sistema imunológico.
Também não é recomendável entrar nas unidades do HC/Famema com alimentos ou grandes volumes de pertences pessoais, pois podem servir de vetores de contaminação.