Palmeiras enfrenta o Santos pelo Paulistão
O Palmeiras treinou na tarde desta sexta-feira (03), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para o clássico contra o Santos, sábado (04), às 18h30, no Morumbi, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. Após um trabalho recreativo, jogadores dos setores ofensivo e defensivo foram separados no gramado para atividades técnicas específicas de cada posição.
Peça importante no título da Supercopa do Brasil conquistado no último sábado (28), o lateral-direito Mayke comentou sobre a sua polivalência – já atuou como zagueiro, lateral-esquerdo e como atacante pelo lado direito, como contra o Flamengo. O camisa 12 é um dos seis atletas do atual elenco com mais de 200 jogos pelo clube (203 jogos, 5 gols e 14 assistências).
“Sobre a versatilidade, eu brinco com os meus companheiros: o negócio é jogar e estar ali dentro de campo. Mas isso é fruto de um bom trabalho, pois procuro nos treinamentos dar o meu melhor para quando surgir estas oportunidades eu estar preparado. O importante é estar em campo dando o meu melhor e desempenhando o que o professor Abel pede”, explicou.
O Maior Campeão do Brasil venceu as últimas sete partidas contra o Santos (marca que não era obtida desde 1942, quando foi além e chegou a nove triunfos seguidos) e está invicto há dez (sequência que não era registrada desde 1948 – já a última vez que chegou a 11 jogos de invencibilidade foi também em 1942). O lateral prega respeito e espera um jogo equilibrado no Morumbi.
“É um clássico, então não tem muito essa de fase. Quando é clássico, o buraco é mais embaixo. Estamos preparados e descansados para chegar lá e fazer um grande jogo e, se Deus quiser, conseguir o nosso objetivo, que são os três pontos”, afirmou Mayke.
JOGO 355 NO MORUMBI
Esse será o jogo de número 355 do Palmeiras no Morumbi, e o retrospecto é absolutamente equilibrado: 119 vitórias, 116 empates e 119 derrotas. Com mais três gols, o Verdão pode chegar a 450 bolas na rede no local (tem 447 tentos marcados atualmente e 423 sofridos). E contra o Santos, especificamente, são 51 jogos no estádio são-paulino, com 19 vitórias, 20 empates, 12 derrotas, 71 gols marcados e 61 gols sofridos.
A última vez que o Palmeiras disputou uma partida no Morumbi na condição de mandante foi justamente contra o Santos, em 23 de agosto de 2020, quando venceu por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, gols de Luiz Adriano e Patrick de Paula. Na ocasião, porém, não houve público por conta do protocolo de combate à pandemia de Covid-19. Desta forma, a última vez que o Verdão mandou uma partida no Morumbi com presença de torcida foi em 23 de setembro de 2007, também pelo Brasileirão: vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, gol de Nen.
No estádio são-paulino, o Palmeiras conquistou importantes títulos ao longo dos anos. Foram quatro troféus de Campeonato Brasileiro (1969, 1972, 1973 e 1993), um de Copa do Brasil (1998), um de Torneio Rio-São Paulo (2000) e dois de Campeonato Paulista (1974 e 1993). Curioso é que o Verdão foi campeão no local antes mesmo do São Paulo, cuja primeira taça foi obtida em 1971, quando venceu o Paulista sobre o Palmeiras por 1 a 0 em jogo marcado pelo erro da arbitragem ao anular um gol legítimo de Leivinha.