Marília inicia nova fase de imunização de crianças contra Covid
A imunização de bebês e crianças contra a Covid-19 em Marília vai entrar em nova fase a partir da próxima terça-feira (7). Conforme comunicou nesta sexta-feira (3) a Secretaria da Saúde, o município dispõe de lotes do imunizante Pfizer Baby para bebês de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias e Pfizer Pediátrica para crianças de cinco anos a 11 anos completos.
De acordo com a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde, para a faixa etária dos mais novos – de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias – estão disponíveis primeira e segunda doses.
“Os pais e responsáveis de bebês nesta faixa etária podem procurar as seguintes unidades de saúde; UBS Santa Antonieta, Alto Cafezal, Cascata, Castelo Branco, Chico Mendes, Nova Marília, Planalto, São Judas e na unidade da Estratégia Saúde da Família do Vida Nova Maracá”, informa.
O imunizante pode ser tomado por todas as crianças, inclusive sem comorbidades e necessidades especiais. Estão disponíveis 1.590 doses da Pfizer Baby e os pais (ou responsáveis) precisam levar a carteira de vacinação e documento de identificação (dos pais e da criança).
A dose não será aplicada em caso da criança ter apresentado recentemente febre (ou estar com febre na hora da vacinação) ou se tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. As unidades de saúde funcionam das 7h às 17h [com exceção da unidade Nova Marília, que prorroga o horário de funcionamento, das 17h às 22h].
DE CINCO A 11 ANOS
Quanto às doses para crianças na faixa etária de cindo a 11 anos completos, estão disponíveis aproximadamente quatro mil doses da Pfizer Pediátrica e a imunização acontecerá em todas as 52 unidades básicas e unidades ESF que compõem a rede de atenção básica de Marília, incluindo os postos da zona rural.
Da mesma forma, a imunização não será aplicada em crianças que tiveram quadro recente de febre ou se contraíram Covid nos últimos 30 dias. “A Pfizer Pediátrica será ofertada em 1ª e 2ª doses, além da dose de reforço”, informa a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes. O reforço só pode ocorrer após quatro meses do recebimento da 2ª dose.
O secretário-adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli, afirma que a imunização é segura, visando justamente o bem-estar de toda a população de Marília e proteção dos bebês e crianças da cidade.
“Quero transmitir uma mensagem de muita segurança às mamães, aos papais, aos avós e responsáveis, peço que levem seus filhos, seus netos e suas crianças para o posto mais perto de sua casa para que possam ser vacinados contra a Covid-19. Somente assim vamos vencer esta doença, que infelizmente, já nos causou tanta tristeza”, conclui o secretário.