Obras de duplicação da SP-333 têm prazo prorrogado
As obras de duplicação da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), de Marília a Assis, que totalizam 64 quilômetros, tiveram o cronograma readequado por problemas geológicos em trechos de serra. Apesar de já estar na fase final, com 97% do serviço concluído, o novo prazo para conclusão é até o primeiro semestre de 2023. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) confirmou a informação com exclusividade ao Marília Notícia.
De acordo com a agência reguladora, faltam apenas trabalhos de contenção nas serras para evitar futuros deslizamentos. Em trechos serranos, as atividades costumam ser mais lentas.
A data inicial prevista para que os dois trechos de duplicação – de Marília a Echaporã, e Echaporã a Assis – estivessem prontos era dezembro de 2022. De acordo com a Entrevias, concessionária que administra a rodovia, as equipes trabalham neste momento na conclusão das intervenções em dois dispositivos de retorno no segmento de Echaporã a Assis e no encaixe entre as duas pistas, além de executarem serviços de drenagem e outras ações complementares.
Por este motivo, ainda é necessário manter o desvio do tráfego e a utilização da pista para ambos sentidos do fluxo. “A medida é para garantir a segurança dos trabalhadores na obra até que haja a aprovação final da Artesp para liberação do novo eixo construído. Importante reforçar que motoristas e moradores lindeiros à rodovia SP-333 devem respeitar a indicação da velocidade estabelecida para os trechos em obra, de 60 km/h”, informa a concessionária em nota.
ALERTA
No último domingo (29), a estudante de 22 anos, Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, morreu em um acidente no quilômetro 365 da Rodovia Rachid Rayes, já na altura de Echaporã (distante 40 quilômetros de Marília).
A jovem conduzia um veículo Volkswagem Polo no sentido de Echaporã a Marília, quando, de acordo com testemunhas, o condutor de um Chevrolet S10, que seguia pelo sentido contrário, fez uma ultrapassagem proibida e colidiu de frente contra o carro onde estava Catarina.
O trecho onde ocorreu a batida está em obra, com trânsito de pista simples. A perícia esteve no local e caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Nas redes sociais, familiares e amigos pedem justiça através de uma campanha.
NOVAS PISTAS
Outro ponto importante, segundo o informe que a Entrevias enviou a pedido do Marília Notícia, é a proibição de circulação nas pistas novas, que ainda não estão liberadas ao tráfego. “A circulação nestas pistas está restrita aos veículos e equipamentos que atuam nas obras. Tão logo as novas pistas estejam liberadas ao tráfego, a concessionária fará a devida divulgação”, explica.
TRECHOS
As obras incluem a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por canteiro central, além da implantação de 14 dispositivos de retorno em desnível, localizados nos quilômetros 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã), além do km 391, 393 e 400, já próximos a Assis.
Nas obras de infraestrutura, o investimento em sinalização horizontal e vertical também é expressivo. A empresa produziu em sua fábrica um total de 3.641 placas para o novo trecho. Com foco também na mobilidade dos veículos pesados, todos os dispositivos de retorno têm geometria adequada e específica, que ajuda a evitar os tombamentos de cargas pesadas.
Juntos, os dois segmentos de obra somam um investimento aproximado de R$ 294 milhões, e devem impactar diretamente o dia a dia de ao menos 344 mil habitantes, considerando apenas os municípios de Marília, Echaporã, Platina e Assis, no caso de deslocamentos curtos, mas principalmente irá ampliar e melhorar a capacidade de escoamento da produção industrial e agropecuária, favorecendo a logística e deslocamento de veículos de passeio e comerciais pelo Centro Oeste Paulista, do Estado de São Paulo até o Paraná.