Pacientes reclamam de demora durante a transição no PA Sul
O Pronto Atendimento (PA) da zona Sul deu início nesta quarta-feira (1º) ao período de transição da gestão que seguiu até 7h desta sexta-feira (3). Para os usuários do serviço, contudo, a mudança tem provocado atraso nos atendimentos.
Como já adiantado pelo Marília Notícia em reportagem anterior, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) assume o comando da unidade, conforme prevê o edital de licitação organizada pela Prefeitura de Marília.
Nesta quinta-feira (2), o movimento estava tranquilo durante o período da tarde, mas alguns pacientes reclamaram de demora.
O MN esteve no PA Sul e conversou com alguns usuários do serviço, que foram atendidos no período de transição.
Josiane Leme de Oliveira reclamou da demora do atendimento e contou que estava com fraqueza no corpo, quando procurou o PA às 11h. A paciente só foi liberada às 16h.
“Eu acho que antes estava melhor do que agora para atender. Demoraram em me atender e achei que ia morrer aqui. Cheguei às 11h e estou saindo daqui somente agora, sem saber de nada. Fui medicada e estou indo embora sem receita. Mandaram ir para o posto, mas não tem nem um papel ou encaminhamento. Amanhã vou procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Cafezal”, afirmou Josiane.
Um paciente que pediu para não ter o nome divulgado contou que foi bem atendido. Foi a primeira vez que ele precisou procurar o PA Sul, com dores provocadas por pedras no rim. Ele acredita que os novos funcionários estavam ainda um pouco “perdidos”, mas se esforçando para atender todos.
“O pessoal está atendendo bem. Estão fazendo o que podem. Nunca tinha sido atendido aqui, mas percebi que estão bem esforçados. As pessoas me disseram que agora está melhor. Antes parece que já estavam avacalhando um pouco no final. Agora, o pessoal ainda está meio perdido, mas parece que melhorou. Fui medicado e liberado”, disse o paciente.
Para Marcos Aurélio, o atendimento foi tranquilo. Ele revelou que, quando chegou ao PA Sul, havia entre 15 e 20 pessoas no local. Com um problema de hérnia de disco, foi medicado e liberado.
“Foi tranquilo e normal. Demorou um pouquinho, mas fui bem atendido e medicado. Estou com problema de hérnia de disco, fui ao Hospital das Clínicas e me mandaram para cá. Me deram medicação para melhorar um pouco a minha dor. Já tinha vindo antes dessa mudança e também tinha sido bem tranquilo”, pontou Marcos Aurélio.
Enquanto eram feitos os atendimentos, de forma tranquila pelo pequeno número de pacientes que aguardavam sua vez, funcionários de uma empresa especializada em móveis acertavam alguns detalhes pelo local.
O PA Sul conta com atendimento em clínica geral, pediatria e odontologia. Esta última especialidade tem horário de atendimento entre às 17h e 22h. Atualmente, o aparelho de raios-x do PA Sul está quebrado, mas a direção informou que já foram adotadas as medidas para reparação do equipamento. Os casos que necessitarem do aparelho serão encaminhados para a UPA da zona Norte.
OUTRO LADO
O Marília Notícia procurou a assessoria da ABHU, que encaminhou a nota inicialmente disparada para toda a imprensa.
O documento diz que, segundo o diretor administrativo Luiz Doretto, no primeiro dia, os funcionários da ABHU acompanharam as rotinas de atendimento dos pacientes. Além disso, equipes de apoio fizeram manutenções no prédio, instalação de redes de internet e outros serviços.
“Neste primeiro dia fizemos limpeza, inventário dos medicamentos disponíveis, tomamos conhecimento das rotinas e outras questões. Equipes da TI prepararam a instalação dos sistemas, uma vez que o PA Sul também vai ter o prontuário eletrônico”, destacou Doretto no texto.
A nota diz que, por meio da informatização dos sistemas, os pacientes têm as informações médicas compartilhadas com o Hospital Beneficente Unimar (HBU) e UPA. “Se ele passar por atendimento aqui, na UPA ou no HBU, suas informações estarão disponíveis na tela do computador. Isso garante maior agilidade no atendimento”, ressaltou o diretor.
Sobre o aparelho de raio-x quebrado, Doretto salienta que já foram adotadas as medidas para reparação. “É importante ressaltar que tudo será feito de maneira a garantir o melhor atendimento possível aos pacientes”, finalizou.