Cemitério em Marília deve passar a contar com canal digital de busca
A licitação da Prefeitura de Marília para contratar uma empresa para prestação de serviços de fornecimento da licença de uso e manutenção de sistemas de informática prevê uma ferramenta web de administração de cemitérios, que deve ser desenvolvida com o objetivo de controlar todas as informações referentes aos falecimentos, além de fornecer relatórios e propiciar consulta a dados atuais e históricos, mantendo a integridade dos materiais.
O sistema deverá manter informações em forma de registros com o código único sequencial e crescente, descrição e dados de endereço, possibilitando ainda a manutenção dos registros, com inclusão, alteração e exclusão, no mesmo formulário que se realiza a consulta.
Haverá ainda um cadastro de graus de parentesco, causa da morte, características físicas, de funerárias e de entidades hospitalares, entre outros. Todos esses dados devem possibilitar as pesquisas em forma de registros, filtrando os conteúdos desejados de acordo com a necessidade, permitindo, inclusive, mesclar vários filtros em uma única consulta.
No cadastro dos falecidos deverão constar dados como data de nascimento, falecimento e sepultamento, atestado de óbito, idade, causa da morte, sexo, estado civil, filiação, religião, naturalidade, nacionalidade, raça e profissão, além dos dados de vários parentes em forma de registro, possibilitando o encontro de sepulturas de familiares.
A modernização permitirá a geração de relatórios com informações sobre atividade profissional dos falecidos, região de procedência, período de sepultamento e tantos outros materiais que forem pesquisados.
Todas as funcionalidades citadas devem estar disponíveis na plataforma web e acessadas via internet. O Portal de Acesso à Informação deve atender integralmente ao disposto na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação, no âmbito dos Órgãos Públicos Municipais e a Lei Complementar 131/2009, através de informações em tempo real, via web, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets, oferecendo uma solução integrada que dará suporte à gestão pública.
O termo de abertura da licitação prevê a modernização no sistema atual, contemplando mais serviços e órgãos, como a Câmara, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). A expectativa é de que sejam investidos cerca de R$ 4 milhões no serviço.