Tiro de Guerra de Marília é alvo de fake news na rede
O Tiro de Guerra (TG) 02-059 de Marília passou a ser alvo de uma notícia falsa, que começou a circular na rede nesta quinta-feira (19). A publicação informa que a parede do prédio do Exército Brasileiro havia sido pichada com a inscrição “covardes”. A informação também indicava que uma coroa de flores – usada principalmente em velórios – havia sido deixada no local, mas tudo não passa de uma montagem.
O Marília Notícia confirmou que não houve nenhum tipo de depredação do patrimônio público no local. A reportagem do MN esteve in loco e constatou que a pintura da parede se apresenta bastante desgastada, sem nenhuma inscrição ou mesmo marca de tinta recente para esconder a suposta pichação que a parede teria recebido.
Os vizinhos também confirmaram não terem visto nada de diferente no local, desconhecendo a informação sobre qualquer pichação na parede do TG 02-059. A publicação foi feita em um perfil do Facebook de um homem que se apresenta como major Elitusalem Freitas.
Na rede social, existe a informação que o perfil seria de um policial militar, que já foi vereador no Rio de Janeiro. Consta ainda uma propaganda de campanha política para deputado federal. Ele se intitula como o “major que o 01 escolheu”, com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O perfil é seguido por mais de 900 mil pessoas. O Marília Notícia tentou contato com o administrador do perfil, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.
O MN também chegou a tentar contato com o comandante local do TG, subtenente Alessandro Adolfo de Assis, sem sucesso. O espaço segue aberto para manifestação.