Município segue sem vacinas pediátricas
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília segue sem vacinas pediátricas para vacinar crianças contra a Covid-19 na cidade. O repasse é feito pela pasta estadual, que recebe os imunizantes do Ministério da Saúde.
De acordo com Juliana Bortoletto, responsável pela Sala de Vacina Central da Vigilância Epidemiológica de Marília, a situação ainda não foi normalizada e segue sem nenhuma previsão de envio de novas vacinas.
Marília conta com 18.592 crianças entre cinco e 11 anos, sendo que 16.134 – ou 86,8% – receberam a primeira dose da Pfizer Pediátrica contra a Covid-19. Ainda restam 2.458 crianças (13,2%) para receberem o imunizante, que está em falta na cidade.
A informação, desde a semana passada, é que a Secretaria de Estado da Saúde não havia repassado os imunizantes, que ainda não tinham sido entregues pelo Ministério da Saúde, que confirmou o problema.
De acordo com o governo federal, foi assinado um aditivo na última sexta-feira (6), para a compra de mais 750 mil doses de vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. Um novo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo a compra de 2,6 milhões de doses no total.
As primeiras devem ser usadas para dar continuidade à vacinação de crianças de três a 11 anos. Os imunizantes devem ser entregues na próxima semana e distribuídos a todos os estados e Distrito Federal de maneira isonômica, conforme solicitação de cada ente federativo e do cálculo de público-alvo em cada região. A pasta segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais breve possível.