Material escolar varia até 250% na cidade
O Procon de Marília tem finalizado a tabulação dos dados da primeira pesquisa de variação de preços de materiais escolares feita exclusivamente na cidade. Nesta quinta-feira (12), deve ser divulgado o resultado da pesquisa, com apresentação da variação de cada item.
Guilherme Moraes, diretor do Procon de Marília, antecipa que a pesquisa começou a ser realizada na primeira semana de janeiro e foi finalizada nesta terça (10). “Foi por amostragem de todos os itens que compõem a lista de materiais. Foram visitados diversos estabelecimentos, em todas as regiões da cidade. O que já conseguimos identificar é que há uma diferença de até 250% em um mesmo produto, com a mesma marca”, afirma ao Marília Notícia.
A principal orientação para os consumidores é para que pesquisem toda a lista antes de efetuarem a compra. “Às vezes encontramos produtos muito baratos em uma loja e neste mesmo estabelecimento há outros itens muito caros. É importante pesquisar mesmo”, diz Moraes.
O diretor orienta ainda para que os pais se atentem aos itens que estão na lista. “Tem que analisar tudo, porque alguns itens estão proibidos de constar na lista, como materiais de limpeza e materiais de escritório (desde que não sejam utilizados pela criança em aula, como folha de sulfite, por exemplo), e também a quantidade solicitada, se está de acordo com o que a criança vai utilizar.”
Outro ponto notado pelos fiscais é que os produtos com personagens da moda são sempre mais caros. Para quem quiser economizar, a dica é procurar por produtos de coleções anteriores, que possuem a mesma utilidade e custam menos.
NOVAS PESQUISAS
Com efetivo maior, o Procon de Marília agora pretende investir em novas pesquisas de preços. “É a primeira vez que realizamos essa pesquisa de forma pontual, só pela cidade. Com o crescimento da Defesa do Consumidor em Marília, a gente tem a oportunidade de propiciar novas ações para o consumidor, como a pesquisa de preços. Devemos realizar outros trabalhos como esse”, conclui Moraes.