Adeus ao vereador Ivan Negão reúne multidão em Marília
Uma verdadeira multidão esteve presente no velório do vereador Ivan Luís do Nascimento, mais conhecido como Ivan Negão (PSB), que faleceu na madrugada desta quinta-feira (5), vitima de um infarto fulminante.
Familiares, amigos e admiradores se reuniram para o adeus de despedida no Velório Municipal e no Cemitério da Saudade. Vários vereadores e o vice-prefeito de Marília, Cicero da Silva (PL), também prestaram as últimas homenagens.
Ivan Negão foi eleito para essa legislatura com 1.606 votos, sendo o 11º mais votado. O vereador tinha forte atuação em comunidades carentes na zona Norte de Marília, nos jogos da várzea mariliense e junto à comunidade negra da cidade.
O vice-prefeito de Marília se fez presente no velório e sepultamento, representando o prefeito Daniel Alonso (sem partido), que se encontrava em outra cidade e não conseguiu retornar para a despedida do parlamentar. Cícero classificou a morte do vereador como uma perda muito grande para Marília.
“É muito triste o dia de hoje com a perda desse menino de apenas 42 anos. Ontem [anteontem] à tarde ele foi uma das últimas pessoas que conversei, junto com seus assessores. Ele falava do futuro, de Marília e das perspectivas para 2023. Foi um momento muito alegre, que ele contou sobre a viagem com a família, mas hoje [ontem], logo de manhã, recebi a notícia do falecimento dele. Perdemos uma pessoa muito importante, uma grande representação da Câmara, que veio da periferia e vivia junto à população mais necessitada”, afirma Cícero.
O Marília Notícia conversou com o vereador Eduardo Nascimento (PSDB), presidente da Câmara de Marília. O parlamentar destacou as qualidades do companheiro do Legislativo e afirmou que se trata de uma perda irreparável para o município e, principalmente, para sua comunidade.
“Eu conhecia o Ivan, mas não era íntimo. Assumimos o mandato e ele se tornou um colega vereador, amigo e depois irmão. Sempre muito leal, ele representou sua comunidade e sua raça. Fica a saudade e o legado de um vereador guerreiro, descente, honesto e ético. O Ivan era uma unanimidade, sempre equilibrado e buscando a harmonia entre os colegas. Já está fazendo falta. O Legislativo perde muito com a partida do nosso amigo e irmão Ivan Negão”, diz Nascimento.
O vereador Elio Ajeka (PP) contou que recebeu a notícia da morte de Ivan Negão por volta das 6h. Ele classificou o colega de cadeira como um grande amigo e batalhador, que deixou um legado na Câmara de Marília.
“Não dá para acreditar. Estou aqui presente, mas é muito difícil. A impressão que tenho é que ele está ali dormindo, descansando, mas logo estará junto com a gente novamente. É uma perda imensa de um grande irmão, grande amigo, muito batalhador. Trabalhamos juntos numa CPI. Ele era um grande representante da comunidade mais humilde e da comunidade negra, que deixa um grande legado na cidade”, afirma Ajeka.
A vereadora Vânia Ramos (Republicamos) lembrou que também fez parte de uma CPI com Ivan Negão. A vereadora se emocionou ao falar do amigo e contou que almoçaram juntos no dia 28 de dezembro, para comemorar o encerramento do ano legislativo.
“Essa perda está sendo muito grande. Era um grande amigo, que sentava ao meu lado no plenário. Trabalhamos juntos na CPI. Para mim é uma grande tristeza, foi tudo muito de repente, muito precoce. Soube da noticia às 6h, quando o vereador Eduardo me ligou e fiquei meio anestesiada. Até ontem estávamos juntos e hoje veio essa grande perda. É uma tristeza muito grande, não tenho palavras para expressar”, diz Vânia.
O vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Rogério Alexandre (PP), contou que esteve no dia anterior com o vereador Ivan Negão e que o conhecia da infância, por terem estudado na mesma escola Doutor Waldemar Moniz da Rocha Barros.
“Foi um dia muito triste que tivemos com a perda do vereador Ivan Negão. Estive com ele ontem, na hora do almoço. Era um cara do bem, muito bem relacionado, com boas amizades, que representava muito à comunidade da zona Norte, Vila Nova, Vila Barros, Palmital e Castelo Branco. Ele também tinha muita influência na várzea. Era o seu primeiro mandato, mas tinha uma brilhante carreira política pela frente. Conheci o Ivan ainda na infância, pois estudamos na mesma escola, então era uma ligação grande de amizade”, revela Rogerinho.
Após o fim do velório, a multidão presente aplaudiu a saída do caixão com o corpo do vereador e se dirigiu até o Cemitério da Saudade, onde Ivan Negão foi sepultado. Familiares e amigos ainda cantaram uma música e fizeram uma oração emocionante de despedida.