Cetesb atesta despejo de esgoto particular em cachoeira
Em vistoria na Cachoeira 1º de Maio e no Córrego Água do Norte, em Marília, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatou o despejo irregular de esgoto sanitário particular, sem tratamento, na natureza.
A fiscalização foi realizada por técnicos do órgão ambiental na tarde desta terça-feira (3), após denúncia protocolada na agência local.
“Informamos que, em vistoria técnica, foi constatado o lançamento de esgoto sanitário sem tratamento proveniente da estação elevatória de esgotos do condomínio residencial Reserva Esmeralda. A elevatória se encontrava inoperante, encaminhando o esgoto pela galeria de águas pluviais e atingindo o corpo d’água córrego Água do Norte. Também, foram efetuadas coletas de amostras do efluente lançado e das águas do córrego, para fins de análises laboratoriais, de modo a verificar o atendimento aos padrões de lançamento e de qualidade estabelecidos pela legislação ambiental. Assim que concluídas as análises, a Cetesb dará prosseguimento às ações administrativas cabíveis”, diz a nota enviada pela assessoria.
A denúncia sobre o vazamento de esgoto chegou à Cetesb por meio da ONG Origem. “Recebemos uma reclamação no dia 30/12 e fizemos a denúncia para o Ministério Público, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Cetesb e Polícia Militar Ambiental, com o envio de fotos e vídeos. Não somos técnicos, mas a impressão que tivemos é de que a água do córrego já vinha poluída antes do ponto de descarte de água pluvial do condomínio”, informou um representante da ONG.
Ainda segundo a ONG, o vazamento de esgoto prejudica o turismo no local (uma equipe havia programado de fazer rapel na cachoeira no dia 30, e precisou ir para outro local por conta do ocorrido), e outro agravante, ainda maior, seria a utilização da água da represa para o abastecimento de água da cidade. “A água que pode ser captada pelo Daem para o abastecimento está contaminada com esgoto”, afirma.
Procurada pelo Marília Notícia, a administração do condomínio residencial Reserva Esmeralda informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação da Cetesb e que desconhece qualquer irregularidade com o lançamento do esgoto.
Veja o vídeo gravado no local pela ONG Origem: