Espaço de Capacitação certifica 80 alunos em Pompeia
Cerimônia realizada na última terça-feira (6), no Clube JK, marcou a formatura de 80 alunos do Espaço de Capacitação Profissional (Ecap) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília).
Os formandos receberam das mãos dos professores seus certificados de conclusão de curso e depois participaram de uma breve confraternização. Com foco em oferecer meios e alternativas para que os cidadãos consigam renda por meio da atuação profissional, o Ecap tem aulas semanais com uma carga horária de 12h por mês.
“Fiz o curso de cabelereiro, durante um ano, uma vez por semana, já tinha uma certa habilidade com a navalha, mas nada aprofundado, hoje o que mais gosto de fazer é o corte degradê, já me considero um profissional, já atendo durante o meu tempo vago. Soube do curso através da minha tia que mora perto do Cras, e logo fiz a minha inscrição e hoje estou aqui na formatura. Mais uma etapa vencida”, comemorou o formando Thierry Mascena.
A aluna Caciana Lima, que vestia um bonito vestido costurado por ela mesma, também se orgulha por já estar ganhando dinheiro com a nova profissão.
“Fiz o curso de costura com a professora Zenaide, faz cinco meses que estou no curso e já aprendi bastante coisa. Já faço pequenos ajustes, aprendi a fazer barra de calça, entre outras coisas. Na Festa do Peão da cidade muitas pessoas me procuraram, fiz muitos concertos, ganhei dinheiro e estou muito feliz. Ano que vem quero me inscrever novamente. Os cursos são maravilhosos”, comentou sorridente.
A Secretária Municipal da Assistência Social, Cristiane Escorce, faz um balanço positivo da primeira formatura do Ecap pós pandemia e já planeja ajustes e novidade para o próximo ano.
“Notamos que o período noturno é mais procurado, então vamos tentar ajustar com os professores para oferecer mais cursos no período da noite. O curso de culinária, que é à noite, é muito procurado. Nessa linha, vamos iniciar um novo curso no ano que vem que é o curso de reaproveitamento dos alimentos. Outra coisa é que vamos buscar encurtar o tempo de duração de cada módulo: o curso que hoje dura 1 ano, vamos buscar condensar, fazer de forma mais intensiva, para que o aluno conclua em 3 ou 4 meses. Vamos realizar também mais oficinas de curta duração e intensificar nossas parcerias com o Senac, Senai e Sebrae. O próximo ano é muito promissor para o Ecap. Quero parabenizar e agradecer toda a equipe, todos os professores e o suporte da prefeita Tina (PTB) ao trabalho que é realizado”, comentou Cristiane.