Alunos da Unimar constroem planejamento do Connect Ambiente de Inovação
Os acadêmicos do 4° termo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Marília (Unimar) construíram o planejamento estratégico para o Connect Ambiente de Inovação. A atividade foi proposta na disciplina de Planejamento Estratégico, com o objetivo de conectar a teoria com a prática, diante das necessidades de uma empresa real.
O docente responsável pela disciplina, Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ressalta a importância do projeto. “As atividades proporcionam a aproximação dos alunos com as organizações de forma prática, gerando conhecimentos e experiências que certamente farão a diferença em sua formação. Os acadêmicos, ao realizarem a disciplina de Planejamento Estratégico, realizaram uma consultoria e construíram o plano para o Connect Ambiente de Inovação, importante atividade que conectou a teoria de planejamento estratégico com a prática em uma empresa real, com necessidades reais”, destaca.
Sob a orientação do docente, os acadêmicos desenvolveram as atividades práticas a partir das necessidades da empresa. “Utilizando o conhecimento teórico lecionado na disciplina durante todo o semestre e, também, acompanhados pela executiva do Connect Ambiente de Inovação, Miquelle Cardoso, os alunos desenvolveram essa, que é apenas uma das atividades que relaciona a teoria e a prática nos cursos, uma vez que possuem atividades nessa dinâmica do início ao fim da graduação. Destaca-se que os alunos do 4° termo constroem negócios digitais e passam por pitch de aceleração”, ressalta o docente.
As propostas de planos estratégicos foram apresentadas para o Conselho de Administração da Connect, representado pelos membros Manoel Batista de Oliveira e Walid Khalil, além do Diretor Financeiro, José Augusto Gomes, na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) .
Segundo o membro do Conselho Administrativo, Walid Khalil, a atividade realizada pelos acadêmicos superou as expectativas dos membros presentes na apresentação. “Em particular, na minha percepção, os quatro grupos que se apresentaram demonstraram alto nível de conhecimento de gestão empresarial e empreendedorismo. Organização, zelo, dedicação, domínio e competência estiveram presentes nas apresentações. Foi possível concluir que tal projeto despertou aos alunos um potencial de percepção em relação ao problema inserido dentro do planejamento estratégico, da qual conseguiram alcançar com êxito resultados que irão contribuir nas decisões estratégicas do conselho da Connect, a respeito do fomento e incentivo a criação de startups. Estão de parabéns todos os envolvidos no processo de capacitação dos alunos. Espero que novas ações de cooperação nesse sentido continuem sendo realizadas”, destaca.
Para o acadêmico do curso de Administração da Unimar, Wesley Menegaço, participar do projeto foi uma oportunidade única de crescimento. “A maneira que nós buscamos desenvolver o trabalho foi uma lição importante, tanto para minha carreira profissional quanto para todos do grupo. Cada um, com suas respectivas habilidades, respeitando o espaço e o tempo do outro, nos mostrou que nem sempre teremos todas as ferramentas a favor, porém se trabalharmos cada aspecto positivo do grupo teremos um resultado satisfatório. A lição que fica é essa, aprender a trabalhar em grupo e se desenvolver, para chegarmos a um resultado agradável, não só em trabalhos da Universidade, mas em qualquer outro aspecto da vida”, destaca.
O acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Unima, Robson da Silva Nicola, falou sobre as lições tiradas com o trabalho. “Foi um experiência muito importante na minha carreira, pois pude aplicar os conhecimentos em sala de aula na prática e, ainda, ter uma bancada com pessoas de muita experiência e conhecimento para passar”, diz.
De acordo com a coordenadora dos cursos, Ana Cláudia Rossetto, “A apresentação dos projetos de Planejamento Estratégico para os empresários de Marília, mostram o amadurecimento dos nossos discentes e o protagonismo que eles têm no desenvolvimento acadêmico e profissional, sendo conduzidos de forma brilhante pelo Prof. Dr. Carlos Bittencourt. Acredito que essa seja a forma correta de trabalhar o desenvolvimento de habilidades e competências e do empreendedorismo, que vai além dos muros da Universidade”, finaliza.